Fui demitido da minha família

“Nada deixa um homem mais doente que o abandono dos parentes”, assim rimou o filósofo do rap nacional Mano Brown dos Racionais Mc´s, em diário de um detento. A letra dessa música foi escrita em 1992, e segue tão atual como a preocupação da maioria dos trabalhadores brasileiros, com uma demissão iminente. Ou não? Ainda nesta mesma letra da música Mano Brown diz que a vida não tem tanto valor quanto um celular, um computador. É, ou não é atual esse assunto?
Porém, não é sobre bens materiais que eu quero escrever hoje. Veja bem, são nove horas da manhã de uma sexta feira chuvosa de agosto, o vento sul sopra forte na sacada do meu apartamento. Fui obrigado a colocar duas meias em meus pés, eu estou ouvindo racionais Mc´s e escrevendo este texto. Mas, o que me motivou a pensar neste tema não foi a música dos Racionais Mc´s e sim o desenho animado o “Poderoso chefinho”. Isso mesmo, eu já declarei aqui que adoro desenho animado. E esse desenho me fez pensar o seguinte. Dois pontos.

E se você fosse demitido da sua família? Pense por alguns minutos! Em vez de você ser demitido do seu emprego, você recebesse o aviso de demissão de seus parentes. Qual seria a sua reação? Evidentemente não há possibilidade de você procurar outra família para contratar você. E mesmo assim, você precisaria de uma referência e tal. Você já pensou nisso? “Veja bem”, como diz o Mano Brown, “eu não sou mais que ninguém, veja bem”… Entretanto acredito que muitos poderiam dizer que não estariam sendo demitidos e sim se livrando de alguns parentes. Ou não?

Aqui, eu considero o ponto chave do tema de hoje. Preste atenção, por favor. A verdade é que seu emprego não é mais importante que a sua família. Veja bem, se caso você ficar doente são eles que vão cuidar de você. Não o seu emprego. Mesmo que, por tudo que deva estar passando em sua cabeça agora, eu preciso lembrar que Dante, em seu livro “Inferno”, fala em punição aos que traírem os seus parentes.

Independente disso, pergunte algum conhecido seu ou mesmo não tão conhecido se ele possui alguma desavença com algum parente que o fez manter distância por um longo período sem contato, como foi essa experiência. E no mais, você conhece a letra da música da família do Padre Zezinho? Se não, aqui vai duas frases da música que eu curto: Que nenhuma família comece em qualquer de repente e que nenhuma família termine por falta de amor.

Com estas duas frases da música do Padre Zezinho eu poderia finalizar o texto de hoje, mas, prefiro antes de finalizar ressaltar que este texto pode não fazer nenhum sentido para você!

Mural de vagas
• Santos Brasil contrata para trabalhar no Porto de Imbituba os seguintes profissionais: aux. de operações gate, aux. de planejamentos de navio e analista de relacionamento. Interessados podem candidatar se pelo site vagas.com.br;
• Granja Pinheiros, em Grão-Pará, contrata controlador da qualidade para o período da noite. E contrata gerente de manutenção e engenheiro de alimentos. Interessados devem enviar currículo para o e-mail: rh7@granjapinheiros.com.br, e no assunto do e-mail o nome da vaga;
• Unicred contrata gerente de agência para Laguna. Outras informações pelo Twitter @ahoradoemprego;
• Rede de Postos Ipiranga contrata consultor de negócios para região de Tubarão. Outras informações pelo Twitter @ahoradoemprego;
• Líder Atacadista, em Braço do Norte, contrata repositor, balconista de padaria e aux. de açougue. Interessados devem currículo para o e-mail: rh01@lideratacadista.com.