Dinheiro não é a única solução dos problemas!

É interessante como nós costumamos viver. É ou, não é? Matamos, destruímos, poluímos -, e colocamos a culpa no dinheiro. Viver para nós (isso aqui cabe parênteses porque eu quero me incluir nesta lista, ok!), seguindo – viver para nós é um tal de acorda, trabalha, dorme. É ou, não é? Passamos as horas ditas “comerciais” do dia em função da busca incessante do dinheiro. Porém, se fossem somente as horas comerciais do dia, a maioria das pessoas passa até mesmo suas horas de lazer em função da busca pelo dinheiro. É ou, não é? Você conhece alguém assim?

E o salário é uma das principais razões pelas quais as pessoas trabalham. Isso é fato. E para muitos a principal razão. Pois é, entendeu agora onde eu quero chegar com todo esse papo de dinheiro? Ainda não, tudo bem, continue a leitura até o fim do texto de hoje, talvez você consiga entender, ok?

Vamos lá… Tenho visto diversos sites que orientam candidatos em busca de empregos, que determinam que a pretensão salarial deve constar no currículo.

Então, devo ou não incluir pretensão salarial no currículo? Aqui é o ponto-chave do assunto de hoje. Vamos olhar a questão com mais cuidado.

Se colocarmos a pretensão e ela for mais alta do que o salário que a empresa pagará para determinada vaga, corremos o risco de ser classificados de antemão como “caros” pela empresa e nem sermos chamados para a entrevista. Pois é!

Se para nos defendermos deste possível pré-julgamento colocarmos uma pretensão salarial mais baixa do que realmente queremos ou valemos, corremos o risco de acabar sendo contratados por um salário inferior ao que a empresa pretendia pagar pela vaga (nos dias de hoje até que não seria tão má alternativa, afinal é melhor um pássaro na mão do que dois voando)! É ou, não é?

A outra opção seria colocarmos que a pretensão salarial é “a combinar”. Esta acredito ser a pior alternativa, pois nenhum entrevistador deseja entrar em um debate ou negociação com um candidato sobre salário, além desta informação ser redundante: não existe emprego sem salário e mais cedo ou mais tarde o assunto será trazido pelo empregador. Além disto, se houver espaço para pagar mais ou menos ao candidato de acordo com sua experiência, o empregador estará ciente de que há este espaço para negociação, portanto, não precisamos informá-lo sobre isto.

A melhor alternativa aqui é omitir este assunto do nosso currículo e nos concentrarmos no que realmente importa aos olhos do entrevistador: nossa experiência profissional, experiência de vida e principalmente nossas realizações. No mais, confie em Deus e sucesso!

Mural de vagas
• Lojas Koerich, em Garopaba, contrata gerente de loja. Graduação em Administração de Empresas ou áreas afins (concluído ou em andamento). Outras informações pelo site vagas.com.br;

• Esquadrimed contrata auxiliar de limpeza. Outras informações pelo telefone: 3631-1200;
• Itagres contrata vigilante. Outras informações pelo telefone: 3631-2097;

• Contrata-se mecânico de refrigeração. Para atuar em Tubarão. Outras informações pelo site vagas.com.br;

• Botega contrata operador de caminhão munck. Outras informações pelo telefone: 3301-0100;
• Mercosul Toyota contrata estoquista. Outras informações pelo telefone: 3621-0300;

• Engie Energia Brasil contrata técnico de manutenção mecânica 2. Com formação em mecânica. Para atuar em Capivari de Baixo. Outras informações pelo site vagas.com.br.