Quem nunca falou sozinho levante o dedo!

Essa coisa de levantar o dedo; levantar à mão é truque de professor de sala de aula. Não se sinta. Isso faz parte do meu dia a dia. Estou sempre solicitando aos meus alunos que levantem o dedo; levantem à mão, quem deseja isso, ou não deseja aquilo e tal.

Dito isso, fico mais tranquilo para continuar o texto. E, se você ficou cabreiro de se manifestar, relaxe! Falar sozinho é comum.  Sabe aquele momento que você está na fila da padaria e inicia um bate papo com você mesmo sobre aquelas contas que faltam pagar até o final do mês? Ou, você está no banho e fica matutando naquela conversa que teve com seu chefe? Ou talvez, tudo isso junto! É quase que natural. Não deveria, mas é.

Pois bem. Não sou psicólogo. E não desejo entrar nesta investigação interessante da psicologia humana, porém quero compartilhar um tema que afeta negativamente todos nós. O fato é: a maioria das pessoas tem dificuldade em separar a vida pessoal da profissional. E muita das vezes leva assunto do trabalho para casa ou vice-versa. É ou, não é? E na grande maioria destas ocasiões fica com um determinado assunto matutando na cabeça. Veja bem. Comigo ocorre a mesma coisa. Tenho uma dificuldade enorme em gerenciar os meus pensamentos. É assim: de repente estou caminhando para tentar espairecer -, pelas ruas arborizadas do meu bairro, e me pego pensando na lista de compras do mercado! Pois é. É assim comigo. E com você?
Pelas minhas contas, são tantos os assuntos que pairam as nossas cabeças durante um dia inteiro que se parássemos para anotá-los no final do ano teríamos conteúdo suficiente para publicar um livro. É ou, não é?

Então, a pergunta chave do tema de hoje é: como gerenciar nossos pensamentos? Como não deixar nossos pensamentos afetarem nossas vidas pessoais e profissionais. Impossível? O que você acha? Segundo o dr. Augusto Cury, “o maior vilão da qualidade de vida do homem moderno não é o seu trabalho, nem a competição, a carga horária excessiva ou as pressões sociais, mas o excesso de pensamentos”.  E quem não aprende a administrar os seus pensamentos fica refém de si mesmo, já escreveu o teólogo José C. Pezini.

OK Fernando Rodrigues, e como podemos gerenciar os nossos pensamentos?  Sinceridade? Eu não sei. Porém, estou colocando em prática uma técnica que tem me ajudado muito. Essa técnica que vou compartilhar com você eu aprendi com o psicoterapeuta Richard Carlson. Segundo ele, a técnica é simples, mas muito eficaz. Faça assim: na próxima vez que tiver um “ataque de pensamentos”, veja se consegue conter-se. Então diga a si mesmo algo gentil como “epa, lá vou eu de novo”, como uma maneira de lembrar-se de que está levando seus pensamentos um pouco a sério demais.

Enfim, desejo que você aplique esta técnica no seu dia a dia -, pode acreditar, vai fazer uma enorme diferença. Para ser sincero tem me ajudando diariamente a controlar os meus pensamentos. Fé em Deus e sucesso!

Cursos gratuitos

O Campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) está com inscrições abertas para os cursos de qualificação profissional. São oferecidas 626 vagas em nove cursos inteiramente gratuitos. As inscrições vão até o dia 8 de abril. Mais informações pelo Twitter @ahoradoemprego

Mural de vagas
• Coca cola contrata vendedor para região de Tubarão. Outras informações pelo site vagas.com.br;

• Servitech contrata soldador, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de vendas e auxiliar de produção. Interessados podem enviar o currículo para o e-mail: rh@servitech.com.br colocar nome da vaga no assunto do e-mail.

• Engie Energia contrata engenheiro mecânico e engenheiro eletricista. Outras informações pelo site vagas.com.br.