A 47,7 quilômetros do fim

No lote 26, apesar das chuvas, os trabalhos têm evoluído bem. A meta da Construtora Triunfo é finalizar o trecho até dezembro deste ano.
No lote 26, apesar das chuvas, os trabalhos têm evoluído bem. A meta da Construtora Triunfo é finalizar o trecho até dezembro deste ano.

Karen Novochadlo
Tubarão

Mesmo com a paralisação das obras no lote 25 da BR-101, entre Capivari de Baixo a Laguna, os trabalhos avançaram entre junho ao mês passado. Dos 238,5 quilômetros de extensão da rodovia, 190,8 quilômetros já foram duplicados. Restam outros 47,7 quilômetros a serem feitos. Em um mês, a pavimentação avançou 1,5 quilômetro.

Pode parecer pouco, mas isto é explicado pelo foco das empresas em seus respectivos canteiros: a finalização das obras-de-arte especiais (OAEs). E neste quesito o serviço avançou bem mais: há 79 viadutos concluídos e 16 em construção. Quanto as pontes, 26 estão prontas e duas estão em obras.
Sobre o aspecto financeiro, o relatório feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) referente ao mês passado, apontam pouca diferença para junho. Isto porque os trabalhos feitos agora são mais demorados e o clima tem interferido muito.

Nos próximos dias, é esperado um anúncio do Dnit em relação ao lote 25, onde as obras estão paralisadas há mais de um mês. A rescisão do contrato com o consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco já começou a ser feita. O grupo está de sobreaviso há cerca de uma semana
O trecho ainda tem 7 quilômetros de terraplenagem, 11,25 quilômetros de pavimentação e todas as obras-de-arte-especiais para serem finalizadas (duas ainda nem foram começadas).

Cuidado para as modificações no trânsito

Os motoristas devem ficar atentos às modificações que são feitas no trânsito da BR-101, próximo ao bairro Morro Azul, em Jaguaruna. No sentido norte, a pista da direita foi interrompida para recuperação do pavimento asfáltico. A camada superficial foi retirada em um extensão de 100 metros para aplicação do novo asfalto.

O fluxo do trânsito é feito em uma das faixas de rolagem em trecho já duplicado. As obras no Lote 26, entre Tubarão e Sangão são executadas pela Construtora Triunfo. A previsão é de sejam concluídas até o fim deste ano.
A liberação das pistas principais, contudo, pode ocorrer até o próximo mês. Para a finalização do lote faltam executar 2,35 quilômetros de terraplenagem, 4,6 quilômetros de pavimentação, além das passagens inferiores no bairro São Cristóvão, em Tubarão, e de acesso a Treze de Maio.