53 ocorrências são registradas

Este veículo foi recuperado na última quinta-feira na localidade de Rio Carvalho, em Armazém, onde foi furtado no dia 18. - Foto: Divulgação/Notisul.
Este veículo foi recuperado na última quinta-feira na localidade de Rio Carvalho, em Armazém, onde foi furtado no dia 18. - Foto: Divulgação/Notisul.

Alice Goulart Estevão
Tubarão

Entre 1º de janeiro e o último dia 16, 53 veículos foram furtados em Tubarão. Destes, 33 retornaram aos seus proprietários. Em 2015, até o fim de março, ocorreram 61 furtos e 38 recuperações. Os números mostram que mais da metade dos veículos são recuperados.

O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento, afirma que a motivação desse tipo de crime é muito complexa. “O furto ocorre por vários motivos, mas principalmente para fins de desmanche, quando alguém encomenda uma peça específica. Furtar o veículo para praticar um crime também é outro caso, ou para fugir de um local após cometer delitos mais graves, e ainda para a clonagem”, detalha. Existem situações em que o ladrão chega a avisar à vítima onde o veículo poderá ser encontrado depois.

Um crime ocorrido recentemente na Cidade Azul exemplifica uma destas situações. A Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência de assalto em uma padaria localizada na Guarda, por volta das 20 horas da última quarta-feira.

Dois homens chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta, entraram e roubaram R$ 150,00. Na saída, abandonaram a Honda Tornado e fugiram em um Astra. Quando a polícia verificou os dados da moto, constatou que havia sido furtada há menos de uma hora em frente a uma farmácia.