49 pacientes aguardam por transplante na região

A presidenta da Sociedade Amigos Transplantados e Insuficientes Renais da Amurel (Satira), Terezinha Coutinho, irá à câmara de vereadores de Tubarão para expor as atuais necessidades dos pacientes.
A presidenta da Sociedade Amigos Transplantados e Insuficientes Renais da Amurel (Satira), Terezinha Coutinho, irá à câmara de vereadores de Tubarão para expor as atuais necessidades dos pacientes.

Eduardo Zabot
Tubarão

Na Amurel, 124 pessoas têm problemas renais e 49 estão na fila para receber um novo rim. Amanhã, Dia Mundial do Rim, a data será utilizada para reivindicar melhorias aos pacientes em Tubarão. Cerca de 44 deles utilizam o transporte oferecido pela administração municipal para se deslocar até a clínica.

Mas há dificuldade para voltarem para casa, alerta a presidenta da Sociedade Amigos Transplantados e Insuficientes Renais da Amurel (Satira), Terezinha Coutinho. Isso porque nem sempre o veículo que leva o paciente volta para buscá-lo. “Eu vou na câmara de vereadores nesta quinta-feira para explicar aos vereadores o que está acontecendo”, avisa.

Em Tubarão, as hemodiálises são feitas três vezes por semana, uma delas aos sábados. O veículo exclusivo para o transporte dos pacientes que precisam fazer o tratamento foi colocado à disposição da Satira em 2011. “O paciente precisa de atenção, ele não escolhe o dia que vai precisar fazer a hemodiálise”, ressalta Terezinha.

Voluntários da Satira realizarão uma panfletagem informativa na manhã deste sábado, com o apoio dos estudantes do curso de medicina da Unisul, para alertar a respeito da doença. Os acadêmicos farão a aferição da pressão arterial da população.

Doenças renais

A maioria das pessoas nasce com dois rins, cada um do tamanho de um punho fechado, localizados dos dois lados da coluna, logo acima do cóccix. Cada rim pesa apenas 113 gramas e tem papel importantíssimo. Todo dia, eles produzem de um a dois litros de urina, que contém resíduos e fluidos excedentes. A urina sai dos rins através de tubos chamados ureteres e é mantida na bexiga.
Quando sua função renal está abaixo de 15% a 20%, você pode começar a sentir sintomas como sensação de cansaço, fraqueza ou perda de apetite. A hemodiálise é uma opção para pacientes com doença renal que decidem fazer o tratamento em uma unidade de diálise de uma clínica ou hospital. O sangue é removido do corpo e bombeado por uma máquina através de um dialisador. Passa por transplante quem consegue a doação de um rim saudável de outra pessoa.

Se você responder sim a uma dessas perguntas, questione seu médico se seus rins estão ok!

• Você tem pressão alta?
• Você tem diabetes?
• Você está acima do peso?
• Você tem mais de 50 anos?
• Tem doença dos rins na
família?
• Você costuma tomar remédios sem orientação médica?