Outubro Rosa/Novembro Azul

Plantas medicinais
Plantas medicinais

Os meses de outubro e novembro são dedicados às campanhas de conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama, colo de útero e de próstata. Em Rio Fortuna, para debater de forma descontraída o assunto, motivando homens e mulheres a cuidarem da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a Cerbranorte promovem a palestra “A vida que vale a pena. Seja o protagonista de sua história”. O evento será realizado na quarta-feira, 17 de outubro, no Centro de Pastoral São Marcos, às 19h30. A palestra de cunho motivacional será mediada pela jornalista da RBS TV, Laine Valgas, em parceria com o educador físico Affonso Kulevicz. O evento é beneficente e os participantes podem doar alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades municipais.  Anote na agenda e participe! Conhecimento nunca é demais, afinal, só a prevenção é capaz de reduzir as estatísticas da doença.

Dados: Em Rio Fortuna, 30 casos confirmados de câncer foram identificados no município em 2017, 1 de brônquio e pulmão, 2 de mama e 19 de pele. Já neste ano, são 22 casos confirmados até o momento, 1 de cólon, 28 de pele e 1 de pâncreas. Estima-se que esse número seja duplicado ou até mesmo replicado, pois não somam a esses indicadores os pacientes diagnosticados a mais tempo e que fazem somente o acompanhamento e monitoramento da doença.

Plantas medicinais
Louvável a atitude dos servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Rosa de Lima e voluntários, que realizaram a implantação de um horto de plantas medicinais localizado nos fundos do local. Mudas e amostras de variadas espécies estarão em breve à disposição da população. A ideia surgiu depois da realização do seminário de Plantas Medicinais promovido na cidade em julho, cujo objetivo do projeto é combater o uso excessivo de fármacos por parte da população, indicando o uso das plantas para combater sintomas e tratar doenças quando for possível. As próximas etapas consistem em repassar esse conhecimento aos pacientes e também desenvolver um laboratório nas dependências da unidade de saúde para a elaboração de medicamentos a partir de plantas medicinais. Parabéns!

Dia da árvore
Já na cidade vizinha, Rio Fortuna, ocorreu o plantio de plantio de mudas nativas no canteiro central da avenida Sete de Setembro. Com a supervisão do técnico Arlindo e do secretário de Agricultura, Evaldo Borghesan Zanelato, os alunos da Escola Municipal Professor José Boeing e CEI Analíria Willemann de Freitas ajudaram a cultivar pés de manacá, ipê, bolão de ouro, pata de vaca e canela. No ato, cada turma recebeu orientações de como cuidar das plantas, pois atuarão como guardiãs, responsáveis pela espécie que plantou. A iniciativa se deu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em alusão  ao Dia da Árvore, lembrado no dia 21 de setembro. Cerca de 400 mudas nativas também foram distribuídas para os alunos, por meio de uma parceria com a Cerbranorte.

Tião Rocha
Os alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor Aldo Câmara, em Santa Rosa de Lima, tiveram a oportunidade de participar de um encontro com o antropólogo e educador mineiro Tião Rocha – reconhecido por seu trabalho na área de Educação Popular na região do Vale do Jequitinhonha (MG) e no sul do Maranhão. A atividade foi realizada na Pousada Doce Encanto, a convite da associação de agroturismo Acolhida na Colônia, que busca firmar parcerias com o educador. Foi uma troca de experiências de vida em que buscou-se construir e fortalecer uma base comunitária, incentivando os jovens nesse sentido. o educador afirmou ter gostado da experiência de conhecer a cidade, especialmente os projetos de desenvolvimento da agricultura orgânica e de agroturismo ecológico. Uma possível parceria com o antropólogo, cujo objetivo é criar projetos de desenvolvimento social e econômico relacionados à atividade no campo é estudada pela administração do município. Parabéns!

João Rodrigues reafirma candidatura
O deputado federal João Rodrigues (PSD), candidato à reeleição, cumpriu roteiro de campanha neste fim de semana no Sul e na Serra catarinense, recebendo apoios de prefeitos, vices e vereadores, além de lideranças empresariais dos municípios visitados. Com o nome e número homologado nas urnas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-SC), o parlamentar neste mês já visitou mais de 50 municípios nas regiões: Oeste, Vale do Itajaí e Norte do Estado em campanha. No Sul catarinense, passou por Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima.  Segundo deputado federal mais votado nas eleições de 2014, com 221.409 votos, o deputado João Rodrigues tem participado de reuniões partidárias, carreatas e caminhadas em apoio a sua reeleição.  Na foto, carreata neste sábado (29) em Braço do Norte. “Não trago apenas promessas, mas a prestação de contas de tudo o que já fizemos antes mesmo da eleição. Como deputado federal reeleito, terei condições de trabalhar ainda mais do que tenho feito até agora para toda Santa Catarina”, garantiu o candidato.

Cuidar da Vida
População, médicos, enfermeiros e funcionários da Fundação Médico Social Rural de Rio Fotuna  e da Unidade Básica de Sáude são convidados a participar do ‘Dia dos Cuidadores da Vida’, nesta quinta-feira, às 19h, na sede da unidade hospitalar. Será uma noite especial para agradecer de forma especial a cada um que se dedica a cuidar da vida com amor. Tanto pelos cuidados com os pacientes e os voluntários que contribuem de forma geral para a manutenção do local por meio de importantes doações.