Emergência Epidemiológica: SC registra aumento alarmante no número de casos de dengue

Mosquito da dengue, o Aedes aegypti, tem hábitos diurnos FOTO Notisul Digital

Santa Catarina decretou hoje , dia 22 de fevereiro, emergência epidemiológica de dengue, com mais de 17 mil casos prováveis em 177 municípios do estado. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que tem hábitos diurnos. A melhor forma de combater o mosquito é destruir os locais com água, ideais para a reprodução do inseto.

Aumento exponencial de casos

Com 17.696 casos prováveis de dengue e oito mortes já registradas em diversas cidades, incluindo Joinville, Araquari, Itajaí e Itapiranga, os números alarmantes refletem um aumento de 650% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Decisão dovernamental

O decreto de emergência foi assinado pela governadora em exercício, Marilisa Boehm, devido à escalada de casos, óbitos e à pressão sobre a rede de saúde, exigindo ação imediata para conter a propagação da doença.

Início da vacinação

Para enfrentar a situação, as primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao estado na quarta-feira, dia 21, com mais 14.100 doses a caminho. A prioridade inicial é a imunização de crianças de 10 e 11 anos em 13 municípios da região Norte, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Estratégias de enfrentamento

A vacinação é uma das estratégias adotadas para combater a dengue, mas a Secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, destaca a importância da vigilância contínua, eliminando criadouros do mosquito transmissor.