Governo catarinense vai decretar Emergência Epidemiológica por conta dos casos de dengue

Mosquito da dengue, o Aedes aegypti, tem hábitos diurnos FOTO Notisul Digital

O Governo do Estado de Santa Catarina assina, nesta quinta-feira, dia 22, Decreto Emergencial Epidemiológico em resposta ao alarmante aumento no número de casos de dengue. A assinatura do documento ocorre em uma coletiva de imprensa, às 10h, em Joinville, com a presença da governadora em exercício Marilisa Boehm, da secretária da Saúde, Carmen Zanotto, e do superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi. Joinville foi escolhida de forma simbólica, já que a cidade mais populosa do Estado conta com o maior número de registros de casos e com o maior número de óbitos provocados pela doença.

Aumento exponencial de casos

O último boletim divulgado revelou que Santa Catarina já contabiliza 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios, representando um aumento de 650% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

  • 17.696 casos prováveis de dengue
  • Aumento de 650% em relação ao ano passado

Número preocupante de óbitos

Além dos casos confirmados, oito óbitos foram registrados pela doença, sendo cinco em Joinville, um em Araquari, um em Itajaí e outro em Itapiranga. Dois casos adicionais estão sob investigação, um em Araquari e outro em Navegantes.

Medidas urgentes

Diante desse cenário alarmante, o governo toma medidas emergenciais para conter a propagação da dengue no estado.

Coletiva de imprensa e assinatura do decreto

A assinatura do Decreto Emergencial Epidemiológico será realizada na Defesa Civil, localizada na Rua Izaltino Machado, 75, Santo Antônio, Joinville, às 10h desta quinta-feira, dia 22.