Chamei a minha professora de maluca!

Exatamente no início do segundo semestre de 2009, em uma aula do mestrado, minha professora doutora em ciências jurídicas falou que há mais ou menos cinco anos não assistia e não tinha mais aparelho televisor em casa. E naquele momento estando grávida de seu primeiro filho, a criança iria crescer sem assistir TV na residência.

Minha reação naquele momento foi a seguinte: “com todo respeito, professora”, disse eu, “mas a senhora é maluca”! A gargalhada foi geral na sala. Foi uma brincadeira, é claro. Porém, toda brincadeira tem um pingo de verdade. Não é mesmo?

Pois bem… Exatamente há oito anos vocês podem me classificar, ou melhor, chamarem-me do jeito que quiserem, mas eu não tenho mais aparelho de TV em casa. Ufa, libertei-me! Ou seja, eu não assisto mais televisão. Faz dois meses que dei fim a dois aparelhos que tinha em meu apartamento. Minha qualidade de vida é outra.

E como já disse o pensador: Gabriel, “a programação existe para manter você na frente, na frente da TV, que é para te entreter, que é para você não ver que o programado é você”.

E a pergunta que não quer calar: o que eu faço nas minhas horas vagas? Tudo. Menos assistir TV. Pratico esportes, lazer ao ar livre, leitura de livros, de jornais impressos, assisto a palestras do TED, escrevo, divirto-me com os meus sobrinhos, visito parentes, passo mais tempo com os meus pais, etc. e tal. As possibilidades são infinitas. E claro, o mais importante: não faço nada. Permito-me o ato de não fazer nada. Exatamente aquilo que o professor Leandro Karnal chama de “ócio criativo”. É isso que eu faço. Nada.

Vocês podem estar pensando -, a mais você não tem filhos em casa, queria ver você com filhos sem televisão! Verdade, eu ainda não tenho filhos. Minha humilde sugestão é: leia para seus filhos, estimule a leitura nas horas que eles poderiam estar na frente da TV… Ou brinque com eles, saia para lazer ao ar livre, invente brincadeiras dentro de casa e etc. e tal. Lembre-se: é só uma sugestão.

Outra coisa que aprendi é calcular o tempo que passaria na frente da TV e o que posso fazer com ele. Percebi que todo este tempo que perdi em frente de um aparelho de televisor eu poderia ter aprendido a falar fluentemente no mínimo dez idiomas diferentes.

Eu sei, e os meus alunos também sabem, e agora vocês ficaram sabendo. Eu sou oficialmente maluco!

 

Mural de Vagas
• Engie Energia, em Capivari de Baixo, seleciona estagiário de engenharia civil. Outras informações pelo twitter @ahoradoemprego;

• Farmácia de Capivari de Baixo contrata farmacêutico. Outras informações pelo telefone: 3623-0026;

• Tinefer Tintas contrata balconista/televendedora. Sexo feminino. Ensino médio completo. Idade – 18 a 30 anos. Interessadas devem enviar o currículo para o e-mail: tinefertintas@yahoo.com.br;

• Inmes, em Braço do Norte, contrata aux. de mecânico e aux. de montagem. Com curso técnico. Interessados devem enviar currículo para: rh@inmes.com.br;

• Granja Pinheiros, em Grão-Pará, contrata operador de caldeira. Com experiência e certificado. E contrata porteiro também. Interessados devem enviar o currículo para o e-mail: rh7@granjapinheiros.com.br.