sábado, 27 julho , 2024
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Arena Multiuso: Governo do estado garante construção

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Zahyra Mattar
Tubarão

Antes de assinar a ordem de serviço à Construtora Espaço Aberto, para o início das obras da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, o governador catarinense, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), reuniu-se com o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB), e o vice, Luiz Felippe Collaço (PP), o Pepê. LHS disse que “estenderá a mão” a Bertoncini e garantiu que quer maior aproximação do governo tubaronense – LHS e o ex-prefeito, José Carlos Stüpp (PSDB), governaram de maneira distantes por problemas de partido. O vice-governador do estado, Leonel Pavan (PSDB), colega de sigla de Bertoncini, também participou do encontro.

O prefeito não perdeu a chance de pedir ao governador a efetivação de uma das obras mais esperadas na cidade, a Arena Multiuso. O projeto foi desenvolvido pela Unisul e apresentado ao então governador catarinense, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), ainda em 2004.
O prefeito apresentou o projeto arquitetônico a LHS, que sinalizou positivamente à construção do empreendimento. O governador, no entanto, pediu mais tempo, até o fim de março, quando será possível ter uma visão mais clara da receita do estado – Santa Catarina já perdeu R$ 105 milhões por conta das enchentes que abateram o norte e o extremo sul entre novembro do ano passado e janeiro de 2009.

De qualquer forma, Luiz Henrique anunciou que quer tirar a obra do papel e a considera vital para o desenvolvimento cultural e turístico de Tubarão e toda a Amurel, além de ser um empreendimento que mudará o perfil da cidade, como ocorreu em Joinville, no norte do estado, onde a economia foi incrementada. “Até o fim de março, volto para me reunir com você (Bertoncini) e o reitor da Unisul (na ocasião, o eleito Ailton Nazareno Soares)”, anunciou LHS.

Acesso às praias: Conservação da estrada da Madre é precária

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Amanda Menger
Tubarão

Passar o fim de semana com os amigos, curtindo o sol, a praia e uma boa pescaria. Este é o passatempo de muitos tubaronenses que procuram Laguna. Porém, para quem opta por chegar à Terra de Anita pela estrada da Madre, a viagem é um desafio, principalmente na parte lagunense do trajeto.
“Não está intransitável, mas é sofrível. Eu e mais alguns amigos costumamos ir aos fins de semana para Laguna, pela Madre, para evitar a BR-101, o movimento de veículos, as obras de duplicação. Porém, está muito ruim”, reclama o vigilante Antonio Martins Tavares.

Na parte da estrada de chão batido, de responsabilidade da prefeitura de Tubarão, o tráfego é mais fácil. “Está bom de passar, é comum ver as máquinas da prefeitura trabalhando e a estrada é melhor. No trecho de Laguna, há cerca de três meses, não passa nenhuma patrola, nada. E a chuva não é desculpa, porque o tempo está seco novamente e nada foi resolvido até o momento. Os buracos viraram crateras e não precisava estar assim”, observa Antonio.

Para o vigilante, o acesso deste jeito espanta os turistas. “Muitas pessoas, ao transitarem com a estrada assim, não voltam mais. Precisamos de um pouco mais de respeito, porque o que compramos de alimentos e outros produtos movimentam a economia da cidade”, reclama Antonio.
O Notisul tentou contato com o secretário de obras da prefeitura de Laguna, Paulo Cesar Correa, porém ele não foi localizado para comentar o assunto. A assessoria de imprensa da prefeitura garantiu que hoje haverá uma posição sobre os trabalhos de manutenção da estrada.

Sabe o que os astros guardam para você hoje?

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Áries (21/03 a 19/04)
Importância da percepção de energias que estão além da satisfação das necessidades básicas e do que faz por subsistência ou dever. O trabalho e a saúde estão sob uma energia de renovação.

Touro (20/04 a 20/05)
Você vivencia um momento importante com responsabilidades, mas deseja também mais independência e liberdade. Como conciliar as coisas? É o desafio. Os velhos modelos de amor e autoexpressão estão obsoletos.

Gêmeos (21/05 a 21/06)
Experimentação, inovação, ruptura com modelos desgastados e repúdio a hierarquias tradicionais, eis como os geminianos experenciam o atual momento. Parte de um processo que significa estar mais fundamentado.

Câncer (22/06 a 22/07)
Conhecimento é a chave que permite a libertação de tudo o que aprisiona e que está mais na mente do que nas circunstâncias, canceriano. A coragem de ousar, de aceitar que tem a aprender.

Leão (23/07 a 22/08)
Os valores alheios têm o poder de lhe modificar, de fazê-lo repensar o que você considera importante. Siga o fluir da vida. Este não é um momento de apegar-se, mas de lançar-se à aventura.

Virgem (23/08 a 22/09)
Você sente o peso de certas responsabilidades e pensa ser isto uma prova de amadurecimento. Entretanto, maturidade real é dispor-se a mudar de atitude nos relacionamentos, compreendendo que pode trocar sentimentos.

Libra (23/09 a 22/10)
Muitas coisas precisam findar e se você estiver consciente disso o processo ocorre de forma mais tranquila. Caso resista às transformações é a vida quem irá lhe mostrar.

Escorpião (23/10 a 21/11)
Amor não é algo que se enquadre em definições ou estruturas, escorpiano. Amor é a forma humana de evoluir. E agora, os seres humanos são chamados a uma evolução sem precedentes.

Sagitário (22/11 a 21/12)
Não há nenhuma imagem a ser sustentada, nenhum padrão ou status ao qual se apegar. Isso tem um preço muito alto, sagitariano. Prova disso é a inquietude que sente, aquele desejo imenso de começar de novo.

Capricórnio (22/12 a 19/01)
Saturno, planeta regente capricorniano, está em aspecto com Urano, indicando um ciclo de mudança nas estruturas e certezas que antes ordenavam o seu mundo. Reflexo de que agora conta a sua disposição em aprender.

Aquário (20/01 a 18/02)
Outros são os valores e as prioridades das que anteriormente você considerava necessárias. Objetivos, ambições, trabalho e dinheiro passam a ter outro significado em sua vida. Você se conecta com o seu propósito, o que a alma aquariana veio aqui fazer.

Peixes (19/02 a 20/03)
Urano em seu signo está oposto a Saturno, um aspecto que iniciou em 2008, está presente em 2009 e em 2010 findará o ciclo. Símbolo de um poderoso momento de mudanças, de redescoberta da individualidade e dos relacionamentos. A intuição é o farol.

TV e escola – um negócio desigual

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De acordo com o sociólogo brasileiro Herbert de Souza, “a TV oferece uma espécie de curso intensivo, para adultos e crianças, sem nenhum controle social” (SOUZA, 1994, p. 15). Para Betinho, como ficou conhecido o sociólogo Herbert de Souza, “a família exerce seu próprio controle, a escola possui regras, mas a televisão não tem nada disso” (Ibidem, p. 15). E os que propõem controle de qualidade da programação televisiva pela sociedade civil são apresentados como se fossem obscuros defensores da “censura”. Trata-se, porém, de acusação demagógica, porque a censura que justamente deve ser condenada, a que foi praticada por governos ditatoriais no Brasil, correspondeu à censura da liberdade de divergência dos opositores dos regimes ditatoriais.

Hoje, os que são impropriamente acusados de “censores”, são aqueles que lutam pelo direito de divergir das manipulações do regime televisivo. Os censurados de hoje são os que propõem a liberdade de divergir do regime televisivo, são os que propõem controle democrático de qualidade do sistema televisivo. Os censores estão no lado de dentro da televisão. Os censurados são os seus críticos externos. Portanto, a palavra censura é utilizada totalmente fora do seu contexto, para desqualificar politicamente os que estão do lado da defesa do direito democrático de divergir.

Aos que afirmam que bastaria desligar a televisão ou mudar de canal, Betinho explica que “essa ideia de liberdade diante da TV é ilusória” (SOUZA, 1994, p.15). Não basta que eu mude de canal, mesmo porque, no caso das televisões comerciais, de sinal aberto, em geral saímos da frigideira direto para o fogo. Posso e devo manifestar publicamente minhas divergências, além de divergir em privado, mudando de canal. Posso e devo propor programas diferentes. Censura é, na verdade, tentar reduzir a divergência dos descontentes a um ato privado, desqualificando a manifestação pública desta divergência privada.

A sociedade civil aprovou a proibição da publicidade de cigarros, superando a lengalenga dos fabricantes de cigarro, segundo a qual bastaria que o indivíduo deixasse de fumar. Aprovou também o uso obrigatório do cinto de segurança, o uso obrigatório do capacete para condutores de motocicletas, mas o sistema televisivo ainda mantém o estado e a sociedade civil reféns de soluções meramente individuais (“Não gostou, muda de canal ou desliga!”), porque são as mais convenientes para ele. Como constatou Betinho, “a televisão exerce um efeito muito grande sobre a sociedade, e a sociedade não exerce qualquer controle sobre a televisão. É unilateral esse negócio” (Ibidem, p. 15).

Famílias, escolas e universidades estão empenhadas na construção de um ser humano crítico, criativo, autodirigido, concorrendo com o sistema televisivo de entretenimento para o consumo de massa, que trabalha na direção oposta. O homo sapiens corre o risco de ser substituído por uma massa de consumidores compulsivos, heterodirigidos, de escassa capacidade analítica e, o que é pior para a democracia, com pouca propensão à divergência.
Citação: SOUZA, Herbert de; RODRIGUES, Carla. Ética e cidadania. São Paulo: Moderna, 1994.

Pleito em Braço do Norte: Eleitores apontam as principais prioridades

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Wagner da Silva
Braço do Norte

Com o cenário político indefinido desde outubro do ano passado, quando ocorreram as eleições municipais em todo o país, a população de Braço do Norte segue ora revoltada, ora com as esperanças renovadas.
A maior dúvida é quanto aos propósitos dos dois candidatos que disputarão a preferência do eleitor no dia 1º do próximo mês. Tanto Zalene Matos, candidata do PMDB, quanto Evanísio Uliano, do PP, nunca estiveram no mais alto posto da administração municipal.

O Notisul foi às ruas para saber os anseios dos eleitores quanto ao próximo administrador. As opiniões são as mais diversas. Entre os jovens, a prioridade é a geração de emprego na cidade e também um maior incentivo ao esporte amador e investimento em estrutura para a prática de mais modalidades.

Já os adultos lembram da falta de coleta e tratamento de esgoto, do problema dos alagamentos por toda a cidade, a carência de pavimentação asfáltica, a falta de incentivos ao pequeno empreendedor. Eles intercedem ainda em favor do homem do campo. Entre os idosos de Braço do Norte, a unanimidade é quanto à melhoria na estrutura da saúde pública.

Acidente em Capivari: Argentinos estão em estado grave

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Maycon Vianna
Capivari de Baixo

Um grave acidente envolvendo um Palio com placas da Argentina e uma caminhonete Nissan, de Tubarão, deixou Diego Ernesto Santos, 28 anos, e Valéria Aletti, 32, com sérios ferimentos. O casal ficou preso nas ferragens e, depois de muito trabalho do Corpo de Bombeiros, foi encaminhado em estado grave ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.

A colisão frontal ocorreu por volta das 9 horas, no quilômetro 327 da BR-101, trecho pertencente a Capivari de Baixo. O condutor tubaronense, Frank James Larroyd, 39, teve ferimentos leves.
Segundo informações do HNSC, Diego apresentou politraumatismo craniano e passou por cirurgia ontem à tarde. Valéria também teve politraumatismo e ainda fez uma laparotomia exploratória (procedimento para verificar se há alguma lesão no abdômen). O estado clínico do casal requer cuidados, mas a dupla não corre risco de morte.

Excesso de velocidade é a causa dos acidentes

O excesso no número de veículos argentinos que trafegam na temporada de verão no trecho sul da BR-101 impressiona os patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Até o Carnaval, no próximo dia 24, o movimento deve ser intenso. Alguns estrangeiros chegam à região calmamente, para deslumbrar a paisagem. Outros têm pressa e esquecem que a rodovia não é feita para correr.

A PRF já registrou, com ajuda do radar fotográfico, um veículo argentino a 184 km/h, além de um motorista de um Peugeot, do mesmo país, conduzindo a 161 km/h na BR-101, próximo à Içara.
Os argentinos estão geralmente a caminho de Laguna, Garopaba, Imbituba e Bombinhas. Na Argentina, as pistas duplicadas têm velocidade permitida de 130 km/h, ao contrário do Brasil.

O radar fotográfico usado pela PRF, principalmente em pontos estratégicos, capta por meio de laser a imagem de veículos que excedem a velocidade permitida. A foto é armazenada e encaminhada para Brasília, onde são feitas as notificações, entregues em cerca de 30 dias aos condutores. “Não adianta burlar a lei, estamos sempre atentos às irregularidades cometidas por quem dirige, sejam estrangeiros ou não”, afirma o inspetor da PRF, Teodoto Tonon.
Este procedimento só não ocorre em casos de turistas multados, em que as imagens são repassadas e as notificações geradas em dois dias.

Aeroporto Regional Sul: Obras iniciam na segunda-feira

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Zahyra Mattar
Tubarão

Uma salva de palmas consagrou a concretização de um sonho costurado com muito suor pelo empresariado tubaronense e também de todo o sul do estado. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) assinou ontem a ordem de serviço para o início das obras da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. A solenidade não poderia ter ocorrido em outro lugar a não ser a Associação Empresarial de Tubarão (Acit). Afinal, foi ali que a ideia foi amadurecida.

O presidente da entidade, Eduardo Silvério Nunes, resumiu aquilo que todos gostariam de dizer ao governador: “Somos extremamente gratos pelo empenho do estado e do governo federal para que este ato pudesse ocorrer. Mas não posso deixar de salientar a necessidade de, em paralelo, buscar a homologação da pista para o empreendimento decolar, literalmente”, salientou Nunes.
A Construtora Espaço Aberto, de Florianópolis, iniciará as obras propriamente ditas dentro de aproximadamente 15 dias. Antes disso, a partir da próxima segunda-feira, uma equipe chega a Jaguaruna para realizar a sondagem do solo e construir os poços artesianos e rede de energia elétrica de 1,5 quilômetros. O local onde fica o aeroporto não tem estas estruturas básicas ainda.

O investimento do estado na segunda fase da obra será de R$ 6 milhões e compreenderá a construção do terminal de passageiros (1.913,40 metros quadrados de área), redes elétrica e hidrossanitária, climatização, subestação de energia com capacidade para 300 KVA, estação de tratamento de esgoto e de água, estrutura contra incêndio (unidade do Corpo de Bombeiros), telecomunicação de telefonia e cabeamento estruturado, proteção contra descargas atmosféricas, paisagismo e torre de controle de tráfego aéreo.

Execuçãodo acesso iniciará neste ano

Uma das presenças que fez falta na solenidade de assinatura da ordem de serviço às obras da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, foi a da senadora Ideli Salvatti (PT). Ela não conseguiu conciliar sua agenda, mas enviou um rosto amigo para representá-la, o deputado federal Jorge Boeira (PT).

O parlamentar confirmou o acordo entre estado e união para a construção do acesso ao empreendimento. “Palavra proferida. Palavra cumprida. O governo federal já tratou de incluir esta obra, cuja importância é indiscutível para o sul catarinense e do país no plano nacional de viação”, destacou Boeira.
O deputado oficializou, de forma simbólica, o convênio entre a união e o estado. Desta forma, os recursos poderão ser liberados. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) deverá assinar a documentação deste convênio ainda este mês. “Em março, pretendo lançar a licitação para a escolha da empresa que executar. Quero obra ainda este ano. Não faz sentido o aeroporto ser construído e não ter como chegar lá”, reiterou LHS.

O acesso custará, à união, R$ 15,842 milhões. O recurso foi disponibilizado através de uma emenda parlamentar pessoal da senadora Ideli Salvatti. O projeto, confeccionado pelo estado, já está pronto desde o ano passado. A estrada partirá do viaduto construído no trevo de acesso ao município de Sangão, na BR-101.

Estudo determinará a
dimensão do terminal de cargas

Umas das grandes interrogações quanto ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, era quanto à construção do terminal de cargas. A obra ficou fora da segunda etapa, cuja ordem de serviço foi disponibilizada ontem para o início.
O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) tratou de tornar o assunto um ponto exclamação. Ele anunciou que, neste momento, o estado confecciona um estudo de viabilidade econômica para a efetivação do terminal, considerado a quarta etapa do empreendimento (a terceira é o acesso ao aeroporto).

Este documento apontará qual o volume médio de carga que seria movimentado na região a fim de dimensionar o terminal. “O estado buscará meios, junto à união, de concretizar esta etapa do aeroporto. Entendo a importância, mas também não quero fazer algo que esteja desatualizado em pouco tempo. A ideia é fazer um terminal alfandegado. Este é o conceito mais moderno. É o que tem que ser feito aqui”, explicou o governador.

Nitidamente empolgado, LHS chegou a marcar até prazo para inauguração da obra: 31 de dezembro de 2010, último dia de sua gestão frente ao governo do estado.
O secretário estadual de infraestrutura, Romualdo França, salientou que a saga do aeroporto em Jaguaruna teve um lado bom: “Motivou-nos a criar um plano diretor aeroviário para Santa Catarina. E isto irá melhor gerenciar os investimentos”, pontuou.

Para funcionar, é necessário
que a pista esteja homologada

Mesmo com a concretização do início das obras da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, o empreendimento somente poderá funcionar depois que a pista for homologada. Este processo, cujo trâmite é acompanhado de perto pelo diretor de assuntos aeroviários da secretaria estadual de infraestrutura, Dilney Chaves Cabral Filho, depende unicamente do 5º Comando da Aeronáutica (5º Comar), em Porto Alegre.

O secretário estadual de infraestrutura, Romuldo França, destacou que, para o funcionamento efetivo, basta estarem construído o terminal de passageiros e a torre de controle. “Os equipamentos são disponibilizados pelo 5º Comar. Funciona assim. Quando a obra da segunda fase estiver 50% concluída, acionamos o comando. Eles fazem uma vistoria e licitam a compra de todo o equipamento necessário. Os recursos virão do Programa de Financiamento de Infraestrutura Aeroportuária (Profaar)”, detalha França.

Batimetria do rio é requerida
Tanto o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Eduardo Silvério Nunes, quanto o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB), pediram ao governador que seja feita a batimetria do rio Tubarão para que seja possível confeccionar o projeto de desassoreamento do manancial e evitar uma enchente. O documento será enviado para o Ministério das Cidades, de onde deverá vir o recurso.
A batimetria é um processo que mede a profundidade do rio e “mostra” onde é necessário dessassorear. O secretário Romualdo França garantiu que isso será feito assim que o maquinário do estado estiver liberado. Neste momento, todos os esforços ainda estão concentrados nas cidades atingidas pelas cheias de novembro do ano passado.

Campeonato Catarinense: Atlético Tubarão perde em casa

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Maycon Vianna
Tubarão

O jogo entre Atlético Tubarão e Marcílio Dias, ontem à noite, no Estádio Anibal Costa, começou equilibrado. Os dois times estudavam as jogadas. A disputa era truncada no meio, até que, no fim da primeira etapa, o Marcílio Dias surpreendeu e aos 37 minutos, com a falha da defesa do tubaronense, marcou o primeiro com Danilo Goiano, camisa 11.
A equipe do Marcílio Dias estava rápida nos contra-ataques. O time do sul estava lento na saída de bola e não conseguiu boas chances na primeira fase, além de se preocupar muito com o volante Elton e deixar os jogadores do Marcílio Dias ter o domínio de bola.

O início da segunda etapa também foi marcado pelo equilíbrio. Em mais uma bobeira da zaga, aos 12 minutos, o atacante Ítalo tocou por cima do goleiro Daniel e marcou o segundo para o time do norte. Depois que levou outro gol, os atletas do Atlético Tubarão não conseguiram mais se encontrar em campo. Aos 22 minutos, os erros de passe eram muitos. A torcida tubaronense que compareceu ao Anibal Costa já estava impaciente diante das falhas do time.

Aos 34, Elton fez um belo lance para o time da casa e quase diminuiu em jogada individual. Já aos 40, a torcida do Atlético Tubarão pediu pênalti em um lance isolado na grande área. O árbitro nada marcou e deu três minutos de acréscimo.
Nos minutos finais, o Marcílio Dias quase marcou. O técnico Marcelo Cabo, do Atlético Tubarão, diz que o time sentiu a falta dos dois desfalques. A equipe enfrenta a Chapecoense, neste domingo, às 19 horas, em Chapecó. Já o Marcílio Dias recebe o Figueirense, no Alto Vale do Itajaí.

Figueirense entra completo para enfrentar o Avaí hoje

O Figueirense não tem problemas para o clássico de hoje, às 21h45min, no Estádio Orlando Scarpelli. Do time titular que empatou com o Metropolitano no último domingo, em Timbó, apenas Anderson Luís era dúvida, mas está confirmado.
Nesta terça-feira, o lateral-direito foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina pela expulsão na derrota para o Brusque, pela segunda rodada, e pegou apenas um jogo de suspensão. Como já cumpriu a pena diante do Joinville, Anderson Luís pode enfrentar o Avaí.

Assim, o técnico Pintado deve manter o mesmo time que entrou em campo na última rodada: Wilson; Anderson Luís, Rafael Lima, Régis e Wellington; Edson Galvão, Roger, Jairo e Pedrinho; Rafael Coelho e Schwenck.
O atacante Marcelo pode ser a novidade. O Figueirense aguarda a documentação do atleta da Federação Grega de Futebol. Se Marcelo tiver seu nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BIF) da CBF , até a tarde de hoje, ele terá condições de estrear no clássico.

Aeroporto Regional Sul: Ordem de serviço será assinada hoje

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Zahyra Mattar
Tubarão

Um dos sonhos do empresariado do sul catarinense irá realizar-se hoje, quando o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) assina a ordem de serviço para a execução das obras da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O investimento do estado será de R$ 6 milhões (confira horário, local e outros compromissos de LHS no quadro ao lado).

Caberá à construtora Espaço Aberto, de Florianópolis, construir praticamente toda a infraestrutura necessária para o efetivo funcionamento do empreendimento: núcleo de proteção ao vôo e controle do tráfego aéreo, unidade do Corpo de Bombeiros, cabeamento estruturado e telefonia, terminal de passageiros, paisagismo, estação de tratamento de água e esgoto e subestação de energia elétrica.

A senadora Ideli Salvatti (PT) também participa do ato e assinará o aviso de licitação para pavimentação do acesso do aeroporto à BR-101. A obra será feita com recursos unicamente do governo federal, na ordem de R$ 15,842 milhões. A nova estrada está inclusa na relação descritiva do sistema rodoviário federal do plano nacional de viação. Porém, para que saia do papel, efetivamente, há necessidade de oficializar o convênio entre o estado e a união. Isto também deverá ser feito por Salvatti. Caberá ao estado licitar e executar o acesso ao empreendimento.

Agenda do governador
Estádio Anibal Costa, às 9 horas
Descerramento de placa inaugural das benfeitorias feitas no estádio Anibal Costa/Hercílio Luz Futebol Clube (sistema de iluminação, cobertura e gramado sintético). O investimento foi de R$ 250 mil.

Prefeitura de Tubarão, às 9h45min
Visita ao prefeito Manoel Bertoncini (PSDB).

Associação Empresarial de Tubarão (Acit), às 10h30min
Assinatura da ordem de serviço para as obras da segunda etapa do Aeroporto Regional Sul.

Transporte coletivo: Licitação somente em abril

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Amanda Menger
Tubarão

Ainda deve demorar mais alguns meses para que a secretaria de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão lance o edital de licitação de concessão dos serviços de transporte público coletivo da cidade. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado com o Ministério Público em julho do ano passado.
O TAC prevê a realização de licitação e também a reformulação da lei municipal que regulamenta os serviços do transporte público. “Desde a assinatura do TAC, a secretaria de segurança e trânsito da prefeitura tem feito estudos para poder lançar a licitação. A última que foi feita ocorreu em 1982 e a lei que define a concessão dos serviços é de 1979”, explica a procuradora geral da prefeitura, Letícia Bianchini.

Em março, uma empresa contratada pela prefeitura fará o levantamento do fluxo de usuários. “A intenção é saber quais são os locais de origem e destino mais comuns dos clientes para que possam ser definidas as linhas e itinerários”, adianta o secretário de segurança e trânsito da prefeitura João Batista de Andrade, o Sargento Batista. Os dados coletados neste levantamento servirão de base para a elaboração do edital que poderá ser lançado em abril. “Queremos que o processo esteja concluído e com as empresas vencedoras da licitação operando até o fim deste primeiro semestre”, afirma o secretário.

Usuários do transporte coletivo reclamam
da falta de abrigo e preço da passagem

Utilizar transporte coletivo em Tubarão pode ser um martírio. Uma das primeiras dificuldades é conseguir pegar ônibus. Uma porque há poucos abrigos de passageiros, segundo porque nos pontos existentes não há informações sobre as linhas que passam por ali e nem os horários.
“É uma dificuldade pegar ônibus aqui em Tubarão. Quando chove, as pessoas ficam completamente molhadas. Mesmo depois da reforma no terminal urbano a situação continua difícil. Aquela cobertura não protege as pessoas, ainda mais quando a chuva é acompanhada de vento”, reclama uma morada do bairro Revoredo.

Outra queixa é o valor cobrado pela tarifa, reajustada no fim do ano passado para R$ 2,20. “Esse valor é único, independente do trajeto ser curto. Tenho vizinhas idosas que quando precisam ir ao centro vão acompanhadas por outras pessoas. Para ir e voltar elas gastam R$ 8,80. É muito caro”, queixa-se a moradora.
Segundo o secretário de segurança e trânsito da prefeitura de Tubarão, João Batista de Andrade, o Sargento Batista, as tarifas foram unificadas ano passado.

“Antes, em distâncias mais longas, como para Congonhas, a tarifa era R$ 2,80 e outros trajetos R$ 2,00. O ex-prefeito Carlos Stüpp (PSDB) resolveu unificar os valores. No fim de dezembro, a tarifa foi reajustada em 10%, utilizando como critério o Índice Geral de Preços ao Mercado”, explica o secretário.
Com a licitação, os valores poderão ser revistos, já que o melhor valor será um dos critérios para ganhar a concessão. “A licitação também poderá garantir melhorias na infraestrutura dos terminais, abrigos e a garantia de acessibilidade de portadores de deficiências físicas”, afirma Batista.

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