Treinado por tubaronense, Brasil é ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude

Buenos Aires (Argentina)

Com um tubaronense no comando, o Brasil é o primeiro campeão olímpico da história do futsal mundial. A equipe treinada pelo técnico Daniel Júnior, o Jú, bateu a Rússia por 4 a 1 e ficou com a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, que foram realizados em Buenos Aires (Argentina).

Na primeira inclusão da modalidade em um programa olímpico, o Brasil fez uma campanha perfeita. Na fase de grupos, passou por Rússia (6 a 1), Irã (4 a 0) e Costa Rica (6 a 2). Já no mata-mata, eliminou as Ilhas Salomão (9 a 1) e no jogo mais tenso, a Argentina, dona da casa, por 3 a 2, até chegar na decisão e superar os russos novamente.

Daniel Júnior comemorou muito a vitória em Buenos Aires e disse esperar que a medalha de ouro possa ajudar ainda mais no crescimento do futsal no Brasil. “O futsal brasileiro venceu e acho que esse resultado positivo pode fazer as coisas melhorarem um pouco para todos nós. O resultado foi a vitória, mas precisamos deste apoio das Olimpíadas para crescer como modalidade. Ser um atleta olímpico é diferente e a gente precisa disso. Todos juntos, jogadores, comissão técnica, podemos ser muito melhores ainda”, afirmou o tubaronense.

A delegação brasileira contou também com outro representante da Cidade Azul. Fabiano Silva, preparador físico do time profissional do Tubarão Futsal, foi chamado para a comissão técnica.

Além do título no futsal, o Brasil subiu ao pódio outras 14 vezes nos Jogos Olímpicos da Juventude. Em 38º lugar no ranking de medalhas, a equipe nacional conquistou duas medalhas de ouro, quatro de prata e nove de bronze. A Rússia foi a primeira do ranking com 56 medalhas no total. O evento começou no dia 6 de outubro e terminou nesta quinta-feira (18). O Brasil levou 79 atletas para a competição.