Transformar cadeiras em arte

Cadeiras podem ser obras de arte? Os alunos da rede municipal de ensino de Tubarão provaram que sim. Eles mostraram toda a sua criatividade ao desenvolver o projeto “Cadeiras”, que fica em exposição no Museu Willy Zumblick até o próximo dia 25.

Cada cadeira transformou-se em uma bela obra-prima, baseada em trabalhos de artistas plásticos nacionais e estrangeiros dos séculos 19 e 20. Vicent Van Gogh, um dos maiores pintores de todos os tempos, foi o inspirador do projeto, com o quadro A Cadeira de Van Gogh com Cachimbo. No total, 20 escolas participaram. “Foi uma bela iniciativa, que despertou interesse nas artes plásticas pelos estudantes”, elogia o secretário de educação da prefeitura.

Para a idealizadora do projeto, a assessora de ensino e políticas educacionais da Fundação de Educação da prefeitura, Cristina Gomes dos Santos, o objetivo foi cumprido. “Nós tiramos as cadeiras do cotidiano para colocarmos no espaço das artes”, explica Cristina. Os alunos, além de desenvolverem o projeto, também estudaram bastante sobre arte. Saíram lindos e criativos trabalhos.

Trânsito em Tubarão

Trânsito envolve todo mundo, certo? Não por menos que os alunos das escolas municipais de Tubarão receberão uma educação completa sobre o tema neste semestre. Hoje, 53 professores recebem treinamento, na sede da Amurel, para aplicar o programa de segurança e educação no trânsito “Se Essa Rua Fosse Minha” nas escolas.

Os estudantes receberão um kit com um livro para o aluno, o pai, além do manual de instruções, DVD, jogo da memória, cartazes, bolsa de material reciclável e certificado de conclusão de curso.
Durante as aulas, eles receberam noções de cidadania. Serão debatidas as leis de trânsito, dicas para pedestres, comportamento adequado dentro dos veículos, cuidados no transporte escolar, atenção na entrada e saída de escolas, atenção em locais onde a sinalização é precária, preservação do meio ambiente, segurança na hora de se divertir e exercícios de cidadania. O programa é apoiado pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg), e desenvolvido pelas secretarias de educação e segurança e patrimônio da prefeitura.

Jornal na escola

Uma iniciativa muito legal da Escola Professora Angélica Cabral, no bairro São Bernardo em Tubarão, resultou na primeira edição do jornal Notícias Escolares. Os alunos estão de parabéns pela publicação recheada de fotos e bons textos.