Trabalhadores realizam protesto

Manifestantes protestaram, no centro de Tubarão, contra o calendário definido pelo sindicato patronal dos comerciários  - Foto:Priscila Loch/Notisul
Manifestantes protestaram, no centro de Tubarão, contra o calendário definido pelo sindicato patronal dos comerciários - Foto:Priscila Loch/Notisul

Lysiê Santos
Tubarão

“Empresários ou mercenários?” Indagava a faixa produzida pelos trabalhadores do comércio de Tubarão em manifestação nesta sexta-feira ao meio-dia devido ao calendário definido pelo Sindicato do Comércio e Atacadista de Tubarão e Região (Sindilojas) para este mês. 

Acompanhados de carro de som, os trabalhadores reuniram-se na avenida Marcolino Martins Cabral, no centro de Tubarão, divulgando propostas apresentadas pelo sindicato patronal e detalhando à população suas principais reivindicações. “Penso que conseguimos deixar nosso recado. O trabalhador está insatisfeito com o desrespeito dos empresários. Tubarão tem o maior calendário do Estado com o horário muito extenso. É excessivo, tem trabalhador que não terá nem uma hora de descanso”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Tubarão, Rodrigo Machado Pickler. 

Ele reforça que como não houve acordo com o sindicato. O trabalho aos domingos não poderá ser exigido, já que a Convenção Coletiva não foi fechada e não está previsto no contrato de trabalho. A carga-horária continua 44 horas semanais, de segunda-feira a sábado. Nenhum trabalhador poderá atuar mais do que duas horas-extras diárias. “Ninguém é obrigado a cumprir o que foi estipulado. Inclusive, tivemos poucos manifestantes, pois muitos foram ameaçados a perder o emprego”, lamenta. 

O grupo parou em frente à loja do presidente do Sindilojas, Harrison Marcon Cachoeira, onde anunciaram suas revoltas chamando a atenção dos consumidores que transitavam no momento. “As discussões estão encerradas. É um direito do trabalhador se manifestar, mas fiquei indignado, pois apelaram ao citar o nome do meu filho e da minha esposa”, relata Harrison.

Novas manifestações estão planejadas em Tubarão
A diretoria do Sindicato dos Comerciários informa que novas ações serão promovidas durante o mês, reforçando à população o descontentamento dos trabalhadores.
“Na próxima semana haverá manifestação. Chegamos a conversar com o MP para realizar uma força-tarefa em Tubarão e fiscalizar o calendário abusivo do comércio”, destaca Rodrigo. 

Iluminação de Natal é instalada em Capivari de Baixo, mas não haverá Casa do Papi Noel
Em Capivari de Baixo, o clima de Natal já está no ar. Neste fim de ano, a decoração do município já foi instalada em uma das principais avenidas da cidade, a General Osvaldo Pinto da Veiga. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, os enfeites que estavam em um galpão são reciclados e implantados nas vias.
No entanto, a tradicional Casa do Papai Noel e os shows culturais não serão realizados devido à limitação de recursos. Para animar o comércio, a banda Santa Cecília pretende fazer um show especial de Natal itinerante. Na próxima semana, representantes da CDL devem conversar com o prefeito Moacir Rabelo para firmar parceria e promover a ação na cidade. Nessa sexta-feira, o comércio de Capivari de Baixo iniciou o horário especial de Natal, que se estende até as 21 horas. De acordo com a gestora da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Eliane Rosa, a partir do dia 12 até o dia 23, as lojas atenderão até as 22 horas. Aos sábados funcionarão das 9 às 17 horas, e aos domingos das 17 às 22 horas.


Capivari ficará mais uma vez iluminada neste Natal
Foto:Prefeitura de Capivari de Baixo/Divulgação/Notisul

Espetáculo de Natal reúne público em Gravatal
Nesta sexta-feira, o espetáculo de Natal promovido nas Termas de Gravatal, em frente à Igreja Matriz, reuniu o público que assistiu a apresentação da Orquestra Sinfônica Mirim, do Coral Municipal e da Banda Marcial. O município é conhecido por seus encantos naturais e atrai milhares de turistas no ano, e trabalha durante todos os meses com horário diferenciado no comércio. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Allan da Silva Correa, o mês de novembro é considerado de maior movimento nas vendas. 
“Nosso Natal funciona em novembro devido às excursões que vem para desfrutar das águas termais. Em dezembro aumenta a concorrência com o comércio da região, que faz um horário prolongado”, explica.
A decoração já foi instalada pela Comissão de Natal formada pela prefeitura, CDL e hotéis. Ele informa que de segunda a sexta as lojas atendem até as 19 horas. A partir do dia 12 até o dia 16, o comércio funcionará até as 19h30min. E de 19 a 23, até as 20 horas. Nos sábados, o horário se estende até as 18 horas. No domingo, dia 18, o comércio ficará aberto das 15 às 19horas e no dia 24, véspera de Natal, o atendimento prosseguirá até as 17 horas.


Decoração natalina já está instalada desde novembro nas Termas de Gravatal
Foto:CDL de Gravatal/Divulgação/Notisul