Toninha monitorada desde 2012 é encontrada morta em SC

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

A única toninha do mundo monitorada desde o nascimento, Estrela, foi encontrada morta em São Francisco do Sul, Litoral Norte de Santa Catarina. A toninha, espécie de golfinho criticamente ameaçada de extinção, estava sendo acompanhada desde 2012, quando ainda era filhote, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Estrela era monitorada desde filhote

O golfinho Estrela foi registrado pela primeira vez ao lado da mãe em dezembro de 2012, na Baía Babitonga. Ao longo dos anos, ele foi acompanhado de perto pelo projeto Toninhas do Brasil. Detalhes do acompanhamento incluíam:

  • Monitoramento contínuo desde o nascimento
  • Estudo do comportamento e movimentação
  • Registro fotográfico e de marcações

Corpo encontrado em estágio avançado de decomposição

O corpo de Estrela foi encontrado por pescadores em 29 de junho, na Praia do Lixo. Eles acionaram a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Devido ao estado de decomposição, não foi possível determinar a causa da morte.

Toninha é uma das espécies mais ameaçadas

A toninha, encontrada apenas na costa brasileira, Uruguai e Argentina, vive em áreas costeiras com intensa atividade humana e até 50 metros de profundidade. O projeto Toninhas do Brasil destaca que as principais ameaças à espécie incluem:

  • Captura acidental em redes de pesca
  • Degradação do habitat costeiro
  • Baixa taxa de reprodução