Sistema Ocergs divulga nota em defesa das cooperativas diante das chuvas no RS

Foto: Ocergs - Divulgação: Notisul Digital

As intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul preocupam o Sistema Ocergs, especialmente devido aos impactos nas cooperativas e na população gaúcha. O Vale do Taquari enfrenta sua terceira enchente em poucos meses, enquanto outras regiões sofrem com perdas agrícolas significativas, afetando a produção de leite, frango, suínos, arroz e soja.

Compromissos emergenciais do sistema Ocergs:

  • O Sistema Ocergs mantém contato com autoridades estaduais e federais para lidar com os desafios emergentes, como falta de acesso nas estradas, interrupção prolongada de energia elétrica e ausência de comunicação, como internet.
  • Avaliação do impacto econômico e social junto aos associados, com ênfase na necessidade de linhas de crédito de médio e longo prazo para garantir a continuidade das operações.

Solicitação de auxílio emergencial:

  • Ofícios foram enviados a diversas entidades públicas, incluindo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura e BNDES, solicitando auxílios emergenciais, como linhas de crédito diferenciadas, prazos de pagamento alongados e destinação de recursos para aquisição direta de produtos da agricultura familiar.

Trecho destacado:

“É urgente pensar em linhas de crédito de médio e longo prazo para socorrer os associados e as cooperativas diante desta catástrofe climática. Auxílios emergenciais como a linha Crédito Cooperativas, lançada pelo BNDES em 2023, com condições diferenciadas como prazos de pagamentos alongados e período de carência acima de um ano para cooperativas que exercem atividades em municípios que tenham decretado estado de emergência ou calamidade, reconhecido pelo governo federal.”