Semana tem extensa programação

Dezenas de pessoas participaram da remada neste sábado. - Foto: Marcos Giraldi/Divulgação/Notisul.
Dezenas de pessoas participaram da remada neste sábado. - Foto: Marcos Giraldi/Divulgação/Notisul.

Tubarão

O rio Tubarão foi palco da terceira edição do ‘Remando pelo Rio’. A atividade ocorreu neste sábado, em alusão à Semana do Meio Ambiente e reuniu cerca de 40 pessoas. O evento foi uma realização do curso de engenharia ambiental da Fucap e priorizou a conscientização sobre a importância da preservação do rio e também alertou sobre a qualidade da água.

No mesmo dia, foram plantadas 200 mudas de árvores na beira-rio. “A importância de trazer projetos diferenciados a esta programação é o envolvimento de mais pessoas. Isto resulta em uma maior conscientização”, constata a coordenadora da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), Renata Porto. Ontem, dezenas de pessoas participaram do passeio ciclístico no Parque Ambiental Tractebel, em Capivari de Baixo. A atividade ocorreu às 10 horas.
Amanhã será a vez da iniciativa ‘ilhas da sustentabilidade’, na qual a Funat espalhará por Tubarão pontos de coleta de óleo e eletrônicos, além de informações sobre coleta seletiva.

Durante a semana serão convidados alguns grupos para fazer um passeio pela cidade. A atividade servirá para contemplar o rio Tubarão e o Parque Linear, porém outros pontos das áreas urbana e rural não são descartados. “A partir do momento em que as pessoas participam e conhecem como tudo funciona, elas adquirem uma visão diferenciada. Isso conscientiza e incentiva novos hábitos ambientais”, completa o diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan. O Dia Mundial do Meio Ambiente – ontem – começou a ser comemorado em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Temas como educação e sustentabilidade serão abordados
Não é só Tubarão que terá ações voltadas ao Meio Ambiente. Além do passeio ciclístico que ocorreu ontem, no Parque Ambiental Tractebel, em Capivari de Baixo, as atividades serão realizadas durante toda a semana na cidade e serão focadas na educação ambiental em prol da sustentabilidade.

Hoje, a partir das 8h15min, as crianças do Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Fernandes Pereira farão o plantio de árvores no Parque Ambiental e à noite, na Câmara de Vereadores, haverá a apreciação de minutas de lei referentes aos resíduos sólidos.

As atividades continuam amanhã, com a visita da Polícia Ambiental à escola Dom Anselmo Pietrula pela manhã. Na quarta-feira, serão realizadas palestras sobre a dengue e oficina de mosquitoeira, na Escola Vitório Marcon nos períodos matutino e vespertino. À noite uma palestra sobre Cadastro Ambiental Rural será proferida na Associação de Moradores da Ilhotinha, e ainda  haverá exposição de orquídeas e o pedágio verde.
Entre quinta e sábado, ocorrerão mais palestras e na sexta-feira uma mesa redonda com a presença de integrantes do Instituto Boto Flipper. No último dia do evento haverá o mutirão de castração de cães, na Praça Maximiliano Pessoa.


Cerca de 60 pessoas estiveram na pedalada em alusão a Semana do Meio Ambiente. – Foto: Dilney Schenia Arthur/Divulgação/Notisul.

Ilha sobre os trilhos
Com uma malha ferroviária de 164 quilômetros, a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), que passa por 14 cidades do Sul catarinense, carrega em seus vagões responsabilidade de prevenir o meio ambiente. A empresa, que tem sede em Tubarão, direciona investimentos em diversas ações e iniciativas sustentáveis, tanto aplicáveis à comunidade interna quanto externa. Vários mutirões de limpeza são realizados ao longo da linha férrea, além de aplicar o programa de coleta seletiva, gerenciamento de resíduos e efluentes, palestras e incentivo ao plantio de mudas.