Semana da Pátria

Hoje, inicia a Semana da Pátria em Capivari de Baixo. Muitos eventos foram programadas para comemorar o Dia da Independência do Brasil, na próxima quarta-feira. Serão realizadas várias apresentações em escolas, com o tema “Educação renovando o país e construindo a independência”.
Autoridades municipais visitarão escolas e também haverá o hasteamento da bandeira. Todas as unidades participarão do tradicional Desfile Cívico Militar no feriado. Hoje, a programação começa às 9 horas.
A independência do Brasil em relação a Portugal foi decretada no dia 7 de setembro de 1822, quando o príncipe regente dom Pedro declarou oficialmente a separação. Ele estava irritado com as exigências de Portugal.

Escola de Pais

Na semana passada, a temática família foi trabalhada na Escola de Pais em Capivari de Baixo. Os temas foram “Pais e filhos: Direitos e deveres – E.C.A.”, “Família: O desafio do diálogo numa relação de amor” e “Acompanhe seu filho na internet”.
Desde o ano passado, participaram da ação cerca de 350 famílias, incluindo pais, avós e responsáveis, ligados a alunos da rede municipal de ensino, além da população em geral. A ação teve início em 2010. Os encontros ocorrem todas às quartas-feiras, das 19h30min às 20h30min, nas unidades escolares, conforme calendário da secretaria de educação e cultura da prefeitura.

Homenagem a Mario Quintana

Mario Quintana foi um dos maiores poetas do Brasil. Os alunos da Escola Pequeno Polegar, na comunidade de Vila Flor, em Capivari de Baixo, poderão conhecer hoje um pouquinho sobre este magnífico escritor.
Um grupo do Sesc de Tubarão fará uma apresentação bastante especial na escola. Primeiro, será feita uma breve exposição sobre a vida do autor. Depois, serão mostrados cartazes. E, no fim, uma peça de teatro será encenada.
Para quem não sabe, Mario Quintana nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, no dia 30 de julho de 1906. Ele aprendeu a ler com os pais, com o jornal Correio do Povo, onde trabalhou posteriormente. Escreveu vários livros. Também traduziu para o português cerca de 130 obras literárias.
Ele tentou entrar para a Academia Brasileira de Letras três vezes. Mas em nenhuma vez foi eleito. Entre as obras de destaque, estão: A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato florido, O aprendiz de feiticeiro e Espelho mágico.