Rejuvenescer, quem não quer?

Diferentes são os padrões de beleza durante a evolução do mundo, mas sempre desejada e almejada a busca por uma face bela e jovem. Manter uma boa aparência é um conceito cultivado desde as mais antigas civilizações e hoje em dia muito valorizado.

Com certeza, todos nós desejamos viver por muito tempo, mas, com o passar dos anos, a juventude cede espaço inevitavelmente ao envelhecimento. Ainda assim, sempre há quem não queira aparentar a idade que realmente tem.
A face jovem inevitavelmente transforma-se em faces mais opacas e desenhadas por marcas de expressão; cada ruga é resultado de uma história vivida. Se fomos felizes ou tristes, muito risonhos ou muito carrancudos, em nosso rosto, à nossa velhice estará estampada a marca do que vivemos.

Quando descrevermos alguém é a face que nos referimos em primeiro lugar e é por meio dela que expressamos nossas emoções.
Diante disto, a busca por uma estética melhor tem levado inúmeras pessoas que se preocupam em excesso com sua aparência facial aos consultórios médicos (dermatologistas, cirurgiões plásticos, etc.), devido ao aparecimento de rugas de expressão, tornando-se muitas vezes uma angústia para estas pessoas.
Atualmente, podemos lidar melhor com esse envelhecimento, adotando medidas que ajudam a prevenir e retardar este processo inevitável.

As pessoas acham que tratamentos mais novos e caros são os melhores, mas nem sempre é assim. Usando técnicas e exercícios fonoaudiológicos, é possível atingir um resultado desejado e satisfatório, atenuando ou até mesmo eliminando traços faciais indesejáveis, causados não somente pelo processo de envelhecimento, mas também devido à exposição ao sol, à presença exagerada e contínua de mímica facial, decorrentes muitas vezes das expressões de dúvida, de raiva, de medo etc.
A prevenção e reabilitação destas marcas de expressão são tão boas quanto os procedimentos mais agressivos.

O trabalho fonoaudiológico não se remete apenas à suavização das rugas, mas também na prevenção do aparecimento das mesmas, procurando ajudar na busca da estética e beleza facial através de um trabalho natural.
O fonoaudiólogo que trabalha com a estética facial desenvolve sua atuação dentro da especialidade de motricidade orofacial, tendo como objetivo a suavização das rugas de expressão e o rejuvenescimento da face.
Os tratamentos são personalizados, porque cada indivíduo tem uma disfunção específica e há um programa para cada faixa etária.

Como observamos, a fonoaudiologia, entre suas inúmeras aplicações, tais como no trabalho com a audição, a linguagem, a voz, a gagueira e outros distúrbios da comunicação, é uma importante ferramenta no tratamento da estética da face, seja atuando individualmente ou em conjunto com outras áreas tais como a medicina estética, a dermatologia, a cirurgia plástica, a odontologia e os profissionais de estética.