Projeto de conscientização será realizado

Primeira reunião serviu para a organização do grupo de trabalho, que será o responsável por criar uma logomarca e um slogan para o programa de educação para o trânsito. Ações começarão a ser executadas ainda este ano
Primeira reunião serviu para a organização do grupo de trabalho, que será o responsável por criar uma logomarca e um slogan para o programa de educação para o trânsito. Ações começarão a ser executadas ainda este ano

Braço do Norte

A importância de educar para o trânsito é mais do que evidente. Não importa o tamanho da cidade. A constante evolução e a melhora na renda da população trazem desafios neste âmbito. E cabe à gestão pública discutir e criar mecanismos para tornar o trânsito menos perigoso para todos. 
 
Com a contemplação de uma verba junto ao governo federal, a secretaria de saúde da prefeitura de Braço do Norte executará, ainda este ano, um projeto diferenciado de conscientização no trânsito. A verba é de R$ 30 mil e já está à disposição dos gestores.
 
Uma reunião entre o prefeito Ademir Matos (PMDB), as entidades que compõem o Conselho Municipal de Trânsito, as entidades integrantes do Conselho Municipal de Trânsito e os secretários de desenvolvimento, e saúde e saneamento, Charles Bianchini e Emerson Machado Fernandes, respectivamente, serviu para delimitar quais as ações serão executadas e como o programa será implantado.
 
Inicialmente, está definido que uma equipe de trabalho será organizada e ficará com a responsabilidade de elaborar uma logo e o slogan que irão caracterizar o projeto. Nesta ou na próxima semana, o grupo deverá reunir-se novamente.
 
Uma das ações visa regular o uso de películas em veículos
Um primeiro trabalho de conscientização no trânsito será realizado pela Polícia Militar de Braço do Norte. A ação visa educar, em especial os jovens motoristas, em relação à utilização de películas nos vidros dos carros.
 
Para isso, a prefeitura fará a doação de um medidor de transmitância luminosa. A manobra já está aprovada pela câmara de vereadores. O aparelho serve para a medição do grau de transparência das películas em veículos. 
 
Conforme o major Marcos Ram, com o medidor, será possível realizar um importante trabalho de conscientização entre a comunidade e empresas prestadores desse serviço, em especial sobre as obrigatoriedades previstas em lei com relação ao uso de película.
 
“Somente após esse trabalho iniciaremos um processo de autuação e fiscalização dos veículos irregulares”, antecipa o major. 
 
O que rege a lei
Conforme a Resolução 253, do  Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a transmissão luminosa no parabrisa deve ser de 75%, enquanto nos vidros laterais dianteiros precisa ser de 70% e nos traseiros 28%. 
 
Para efeito de fiscalização, o valor da transmitância será o medido pelo instrumento subtraído de três unidades percentuais. O registro de autuação somente será feito quando o índice for inferior a 26% nos casos em que o limite permitido é 28%, 65% para o limite de 70% e 70% para os casos de 75%.
 
O uso da película em desacordo com as normas é considerado infração grave, o que resulta em multa de R$ 127,69, acúmulo de cinco pontos na carteira de habilitação e a retenção do veículo até que seja regularizado.