Programa CaTec amplia oferta de cursos técnicos para profissionalização de jovens em SC

Governador faz apresentação do projeto de profissionalização de estudantes de escolas públicas
Governador faz apresentação do projeto de profissionalização de estudantes de escolas do ensino Médio, da rede estadual. FOTOS: Roberto Zacarias / Secom / Notisul Digital

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina anuncia o lançamento do programa CaTec (Catarinense Técnico) para o ano letivo de 2024. Essa iniciativa visa expandir a oferta de cursos técnicos para os estudantes da Rede Estadual de Ensino, permitindo que concluam o Ensino Médio com diploma de conclusão e certificação técnica.

Educação técnica para o futuro

O governador Jorginho Mello (PL) destaca a importância desse programa, que proporcionará oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho após o Ensino Médio. Além disso, ele ressalta que a educação técnica é mais uma etapa para melhorar a vida dos estudantes e de suas famílias, complementando o Programa Universidade Gratuita.

Ampliando horizontes educacionais

O secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, diz que com o lançamento do CaTec espera alcançar, até 2026, mais de 100 mil estudantes matriculados no ensino médio também participando de cursos técnicos. Os investimentos superam R$ 200 milhões.

Foto mostra post do anúncio que indica volume de investimentos no programa CaTec
Secretária-adjunta da Educação, Patrícia Lueders, durante apresentação, indica volume de investimentos do Estado no Programa CaTec.

Diversidade de cursos e oportunidades

Com carga horária mínima de 800 horas, serão oferecidos 10 cursos técnicos na área de Gestão e Negócios, permitindo que os alunos obtenham até dois diplomas profissionalizantes. Cada unidade escolar selecionará os cursos com base na demanda local e no desenvolvimento econômico da região.

Inscrições online e início das aulas

As matrículas para os cursos técnicos serão realizadas de forma online, de 21 a 23 de fevereiro de 2024. As aulas iniciarão em março, no contraturno do Ensino Médio, abrindo 40 mil vagas para estudantes da Rede Estadual de Ensino.