Prioridades são reduzir gastos e investir na saúde

Diplomação ocorrida no último dia 16. Beto (E) e Ronaldo são amigos de longa data – Crédito: Suham Dellatorre

Um projeto para a reforma administrativa com extinção de cargos e transformações de outros setores será enviado à Câmara de Vereadores

Braço do Norte

Com a missão de reduzir os cargos comissionados e investir na área da saúde, Beto Kuerten Marcelino (PSD) e Ronaldo Fornazza (PP) – eleitos com 64,33% dos votos – tomam posse hoje como prefeito e vice respectivamente. A solenidade ocorrerá no Salão Paroquial, no Centro, às 17 horas, juntamente com a posse dos vereadores e a eleição da mesa diretora da Câmara para o biênio 2016/2017.

Em seguida, será realizada a transmissão dos cargos de prefeito e vice no gabinete. Após as primeiras mudanças, um projeto para a reforma administrativa com extinção de cargos e transformações de outros setores, além da economia com aluguéis, será enviado à Câmara de Vereadores. Outros setores, como a infraestrutura e o agronegócio que movimenta grande parte da economia do município são analisados.

Para o prefeito eleito, o ano será de muito trabalho. “Nossa maior promessa é trabalhar, é isso que vamos fazer. Precisamos organizar a casa, cuidar dos trâmites burocráticos, enfim, vamos agir para deixar Braço do Norte do jeito que a população merece”, destaca Beto.

Suas primeiras ações serão a prevenção de alagamentos no município e a busca de recursos para a reconstrução da ponte do Rio Pequeno. “Também necessitamos reformar a ponte pênsil antes do início do ano letivo”, completa.

Durante a transição, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado com o Ministério Público para que seja feita novamente a coleta seletiva na cidade.

Um braçonortense de peso

Foi em Braço do Norte que Roberto Kuerten Marcelino, mais conhecido como Beto, nasceu há 33 anos. Em 2012, foi eleito vereador. Nesse período, acompanhou de perto o dia a dia da comunidade. Em 2013, foi convidado pelo governador Raimundo Colombo para ocupar um dos principais cargos da região, o de secretário regional. Na ADR, teve a oportunidade de contribuir mais com Braço do Norte e com a região.

Mais de 20 anos na vida pública

Ronaldo Fornazza iniciou cedo na vida política. Há mais de 20 anos atua na área pública. Foi eleito vereador duas vezes, em 2004 e 2008, sendo presidente da Câmara de Vereadores e prefeito interino durante três meses em 2009.

Oito vereadores atuarão pela primeira vez

A solenidade inicia com a posse dos 11 parlamentares da casa legislativa. Em seguida ocorrerá a posse do prefeito e do vice. Após o rito de oficialização dos cargos, a sessão passa para uma segunda etapa presidida pelo vereador mais votado no município: Israel de Souza (PMDB). O ato definirá, por votação, a mesa diretora para o biênio 2017/2018.

O novo poder legislativo de Braço do Norte é composto por ‘marinheiros de primeira viagem’. Dos 11 eleitos, somente três reelegeram-se: Arlete Ramos (PP), Maria da Silva Kulkamp (PP) e Soraya Michels Richter (PSDB). Os demais atuarão pela primeira vez.