Primeiras aduelas estão prontas

Operários trabalham dia e noite na Construção da Ponte Anita Garibaldi
Operários trabalham dia e noite na Construção da Ponte Anita Garibaldi

Laguna

O consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas CamargoCorrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase, já tem concluída 98 aduelas para construção das pistas elevadas para travessia do Canal de Laranjeiras. As estruturas pré-moldadas são fabricadas no canteiro central e na frente de obra, em Cabeçuda. A produção das aduelas pré-moldadas iniciou no mês de abril.
 
Em torno de 150 trabalhadores estão diretamente atuando para a produção destas peças pré-moldadas. Dois pórticos-guindaste, com capacidade de carga de 60 toneladas cada, fazem o deslocamento das aduelas até as balsas por meio da via de rolamento que o leva até o píer. A partir daí, a balsa se desloca com as aduelas pré-moldadas até o vão da ponte onde será içada pela treliça lançadeira. Na frente de obras na Cabeçuda, quatro vãos da futura ponte já foram construídos sobre os pilares e outros quatro encontram-se com as aduelas pré-moldadas também concluídas, somente aguardando o içamento.
 
Cada vão da ponte será constituído de 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,6 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,65 metro de comprimento, mantendo as demais medidas.
 
Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas. A construção das unidades é realizada sobre bases de concreto, em duas etapas, sendo a primeira a laje de fundo e a segunda as vigas e laje superior.
 
Para a execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais, e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas no projeto.
 
De Portugal para Laguna
O objetivo do consórcio é manter estoque de, ao menos, 16 unidades para dar suporte logístico ao transporte e instalação das aduelas. A treliça lançadeira, equipamento que fará o içamento e instalação das aduelas, das balsas até a ponte, está sendo montada na frente de obras, no bairro Cabeçuda. Todo o aparato veio de Portugal para Laguna, para ser utilizado exclusivamente nas obras da ponte.
Depois de montado, o equipamento terá 120 metros de comprimento, deslizando sobre os pilares. O içamento e instalação das aduelas inicia na cabeceira norte até o trecho estaiado. Depois a instalação das aduelas será retomada na cabeceira sul, no Bananal, seguindo até o trecho estaiado. Para o içamento no vão estaiado, o equipamento utilizado será diferente. As aduelas serão acrescidas de abas laterais, para dar a largura de pistas, que variam de 24 a 26 metros.