Ponte da Jabuticabeira está interditada

Após um incêndio criminoso, a travessia ficou sem condições de trafegabilidade. Placas de sinalização foram instaladas. Prefeito de Jaguaruna busca recursos para construção estrutura. Mesmo que a Ponte de Congonhas fique pronta, se esta não for refeita, de nada adiantará

Jaguaruna

A ponte que liga a comunidade de Jabuticabeira, em Jaguaruna, às comunidades de Porto Vieira e Costa da Lagoa está sem condições de trafegabilidade. O local que sucede a Ponte de Congonhas em direção aos balneários, que liga Tubarão à Cidade das Praias, foi alvo de um incêndio durante a madrugada desta quarta-feira. As causas são desconhecidas, mas ao que tudo indica, foi uma ação de vândalos. A ponte foi parcialmente queimada e oferece riscos aos transeuntes.
A Secretaria de Obras de Jaguaruna colocou placas de sinalização na travessia e nas estradas que dão acesso às comunidades. “Pedimos que as pessoas tenham cuidado e não passem por lá, mesmo a pé, pois oferece riscos”, alerta o diretor de obras, Eraldo Francisco Goulart.
O prefeito de Jaguaruna Edenilson Montini da Costa, que está em Brasília, já tem ciência do problema e pede a compreensão das pessoas que precisam utilizar o local. “Ficamos sabendo que a ponte foi parcialmente incendiada, estamos em busca de recursos para resolver o problema o mais breve possível”, afirma.

pag 3 retranca
Obra deve ser finalizada nas próximas semanas

Ponte está em fase de conclusão

A ponte sobre o Rio Congonhas, em Tubarão, que por muito tempo foi pauta de reivindicação da comunidade está prestes a ser inaugurada. A construção das cabeceiras da ponte sobre o Rio Congonhas iniciou em outubro passado e mantém uma evolução em cada etapa da obra. Com a inauguração da ponte, o problema da ponte da Jabuticabeira será o novo impasse.
O deputado estadual José Nei Ascari (PSD) visitou o local durante a semana e constatou a evolução da obra. “Com alegria, constatamos que a obra segue para os detalhes finais e em breve estará à disposição dos usuários, facilitando a locomoção e o escoamento daquela importante região produtora. Com todas as etapas vencidas, esperamos agora somente a liberação da empresa responsável pela obra para sua efetiva utilização”, enfatiza.

Pontes estão em estado precário
A ponte da Jabuticabeira não é a única no município que está em estado precário. Outras pontes de madeira causam transtorno e preocupação aos condutores que trafegam pelas vias da Cidade das Praias. O assunto já foi tema de debate na sessão da câmara de vereadores nas últimas semanas e motivo de busca de recursos pelo gestor municipal.
A vereadora Teresa Nandi (PMDB) visitou recentemente as comunidades e constatou o impasse. “Tenho percorrido todo o município e sabemos que a situação está crítica. A ponte do Pontão, por exemplo, está intransitável. Fiz fotos e repassei para o prefeito. Alguma coisa precisa ser feita nos próximos dias”, dispara.
A ponte de madeira sobre o Rio Sangão da comunidade de Pontão foi construída há mais de 20 anos e periodicamente recebe manutenção. No entanto, nos últimos tempos a situação se agravou com a falta de troca das madeiras e o constante tráfego de caminhões. A ponte da comunidade de Riacho também encontra-se em estado precário, o que dificulta o tráfego entre as comunidades.