PM em missão da ONU na Somália fala sobre atuação da Força de Paz

Um policial militar de Santa Catarina participou como palestrante no VII Encontro Anual da Rede Brasileira sobre Operações de Paz (Rebrapaz). Este evento foi realizado nesta quinta-feira, 26 de outubro, de forma híbrida por meio do Centro Universitário e Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) em parceria com a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), no Rio de Janeiro.

O encontro teve como tema principal o debate sobre os principais desafios atuais e futuros das operações de paz e políticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel que o Brasil poderá, pretenderá e/ou deverá desempenhar neste contexto.

Na oportunidade, o cabo Raony Kambará Rocha Osório, participou do painel sobre “Missões políticas especiais – tendências, desafios e oportunidades”, ao lado da embaixadora Gilda Motta Santos Neves (MRE), major do Exército Brasileiro, Gabriela Rocha Bernardes e foi moderado pela doutora Eduarda Hamann da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em sua palestra, o militar abordou a experiência como consultor policial na Missão de Apoio da ONU na Somália (UNSOM), onde atua desde maio de 2022, cedido pela Polícia Militar de Santa Catarina. Durante a reunião, ele destacou o papel da ONU na Somália, no apoio ao desenvolvimento das instituições, promoção de direitos humanos e reconciliação. Outra pauta abordada foi sobre a importância do componente policial da missão no apoio à implementação do sistema federado de polícia no país.

O evento, que foi co-organizado pela Rebrapaz, Eceme e Centro Universitário IBMR, contou ainda com palestras sobre os seguintes temas: Impactos das recorrentes ameaças a peacekeepers da ONU; Mulheres, Paz e Segurança; O papel do Brasil nas crises de nossa região – Colômbia e Haiti.

Sobre a Rebrapaz

É uma rede brasileira de pesquisa e capacitação sobre operações de paz. A rede tem como missão ampliar, aprofundar e qualificar o debate sobre operações de paz da ONU no Brasil, e contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de capacidades sobre estas operações a partir do Brasil.