PM catarinense inicia curso para formar novos instrutores para o Proerd

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou na segunda-feira, 18, em Florianópolis o 33º Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa pretende formar mais 36 novos instrutores. O curso tem a carga horária de 94 horas/aula.

O Proerd em Santa Catarina, em seus 25 anos, forma anualmente mais de 85.000 alunos nos 5º e 7º anos, módulos que habilita os alunos formados a tomarem decisões seguras e saudáveis e já formou mais de 1,4 milhão de alunos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. Foi implantado em Santa Catarina em 1998.

O programa é coordenado pela Polícia Militar e faz parte da Rede de Segurança Escolar. Policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado. O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar.

O Proerd tem como base o Drug Abuse Resistance Education (Dare), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.