Pix por aproximação chega em fevereiro de 2025, diz BC

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

O Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram, nesta quinta-feira (4), a implementação do Pix por aproximação a partir de fevereiro de 2025. As novas regras visam simplificar os pagamentos e permitir transações diretamente no ambiente de compras online, sem necessidade de redirecionamento.

Cronograma para implementação

As etapas para a adoção das novas funcionalidades do Pix estão bem definidas e incluem regulamentação específica e testes antes do lançamento oficial.

  • 31 de julho de 2024: Regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR)
  • 14 de novembro de 2024: Testes em produção
  • 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população

Benefícios para os consumidores

Além do Pix por aproximação, as novas regras permitirão que os clientes realizem pagamentos diretamente em e-commerces, sem sair do ambiente de compras online. Isso promete mais conveniência e segurança nas transações.

Aumento da inclusão financeira

O Banco Central espera que as novas funcionalidades ampliem o alcance do Open Finance, beneficiando mais consumidores e facilitando o acesso a serviços financeiros.

Compromisso com a segurança

As novas regras incluem protocolos de comunicação entre instituições para garantir a segurança dos processos, especialmente na identificação dos clientes. Segundo Janaína Pimenta Attie, do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), os testes visam garantir uma experiência fluida e segura para os usuários.