Participação feminina no Congresso brasileiro está abaixo de 20%

Foto: Agência AL - Divulgação: Notisul Digital
A representatividade feminina no Congresso brasileiro é inferior a 20%, segundo relatório da União Inter-Parlamentar (UIP) de 2022. Com apenas 17,7% das cadeiras na Câmara dos Deputados ocupadas por mulheres e 16% no Senado, a desigualdade de gênero na política persiste. Esta disparidade não é exclusiva do Brasil, onde mais da metade da população e do eleitorado são mulheres. Globalmente, apenas seis países atingiram ou superaram a paridade de gênero nos parlamentos.

Desigualdade de gênero na política mundial

No cenário global, apenas 26,5% das cadeiras parlamentares são ocupadas por mulheres. Segundo a UIP, no ritmo atual, levará 80 anos para as mulheres atingirem a paridade nos parlamentos em nível mundial. No Brasil, entre 2016 e 2022, as estatísticas do TSE mostram que:

  • 52% do eleitorado são mulheres
  • 33% das candidaturas são femininas
  • Apenas 15% das eleitas são mulheres

Iniciativas para aumentar a participação feminina

A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira tem promovido a inclusão feminina na política através da Caravana da Inclusão da Mulher na Política, que percorre todas as regiões de Santa Catarina. A iniciativa visa sensibilizar e preparar mulheres para ocuparem cargos eletivos.

Seminário “Quero você eleita” em Santa Catarina

Para fortalecer as candidaturas femininas, a Escola do Legislativo da Alesc, em parceria com o TRE, promoverá o seminário “Quero você eleita”. O evento, que ocorrerá na quinta-feira (11), das 8h30 às 17h30, no Plenarinho da Alesc, busca promover a atuação suprapartidária e a criação de redes colaborativas em Santa Catarina.

“A inclusão de mais mulheres é uma questão não só de justiça, mas de interesse público. A sub-representação feminina afeta negativamente o desenvolvimento e avanço da sociedade”, destaca Marlene Fengler, diretora da Escola da Alesc. O seminário abordará aspectos técnicos importantes para quem deseja participar das próximas eleições.