Olavio retorna satisfeito de Brasília

A audiência com Marco Antonio ocorreu no gabinete do ministro em um dos poucos momentos fora dos seminários. Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul
A audiência com Marco Antonio ocorreu no gabinete do ministro em um dos poucos momentos fora dos seminários. Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

Eduardo Zabot
Tubarão

O encontro de prefeitos e prefeitas, realizado em Brasília, serviu para divulgar as formas de convênios e como as prefeituras podem buscar recursos na esfera federal. Entre os vários seminários e palestras que participou, o prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti (PT), conseguiu uma audiência com o ministro de ciência, tecnologia e inovação, Marco Antonio Raupp.

Segundo o secretário de governo Matheus Madeira, o encontro foi produtivo. “Na verdade foi uma visita de cortesia, mas o prefeito aproveitou para discutir duas ações para as quais, futuramente, pretende buscar uma parceria. Uma delas é o uso de programas tecnológicos para a prevenção de enchentes. A outra é a criação de um parque científico e tecnológico na cidade”, enumera o secretário.

Além de Falchetti e Matheus, a comitiva tubaronense era formada pelo vice-prefeito Akilson Machado (PT), e o secretário de gestão, Euclides Magri. Os quatro dividiram-se para que pudessem participar do maior número possível de seminários e palestras, nas quais foram repassadas informações e orientações importantes pelos técnicos dos ministérios.
O prefeito avalia que a viagem e os encontros foram positivos. A partir de hoje, Falchetti já pretende conversar com alguns secretários para repassar informações e orientações, a fim de elaborar projetos para buscar verbas federais.

Laguna busca recursos para dragagem

A possibilidade de acessar um convênio no Ministério da Pesca e Aquicultura, para a dragagem emergencial da bacia de evolução do Porto Pesqueiro de Laguna, deixou o prefeito Everaldo dos Santos (PMDB) entusiasmado.
Ele reuniu-se ontem com o ministro Marcelo Crivela. “Aproveitamos a oportunidade para pedir, também, o desassoreamento da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, fundamental para fortalecer a pesca”, destaca Everaldo.
Outro projeto discutido foi na audiência sobre o PAC das Cidades Históricas, com as ministras da cultura, Marta Suplicy, e do planejamento, Miriam Belchior. O pedido é para um convênio a fim de implantar a iluminação subterrânea para o Centro Histórico.