Olavio quer a redução na contrapartida de convênios

O secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo Silva, o Dura (PSDB), acompanhou Falchetti na audiência. A aproximação é uma tentativa de trazer o estado como parceiro da prefeitura em 2013
O secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo Silva, o Dura (PSDB), acompanhou Falchetti na audiência. A aproximação é uma tentativa de trazer o estado como parceiro da prefeitura em 2013

Eduardo Zabot
Tubarão

 
Dois meses depois de vencer as eleições para prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti (PT) teve o primeiro encontro com o vice-governador catarinense, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), ontem, em Florianópolis. Na pauta, um pedido especial de Falchetti para que o estado diminua a contrapartida da prefeitura nos projetos conveniados. Neste ‘pacote’ de obras estão a Arena Multiuso, a Unidade de Prontoatendimento (Upa) 24 horas e a ponte da integração, entre o município e Capivari de Baixo.
 
Destas três obras importantes, na da Arena os trabalhos são praticamente nulos, na da UPA o ritmo também é menor e a ponte existe somente no papel. “A conversa foi muito boa. O Eduardo (vice-governador) foi muito receptivo e assegurou que quer ser parceiro do governo de Tubarão”, afirma Falchetti. 
 
O prefeito eleito antecipou ao vice-governador que a maior necessidade dos tubaronenses é a UPA 24 horas e, por isso, pediu o repasse integral dos recursos à execução do projeto. Por outro lado, Falchetti não desmerece a Arena e a ponte. Também considera ambas obras importantes para Tubarão e região. A preocupação é quanto ao setor financeiro da prefeitura atualmente. É fato que o município não terá a mesma capacidade de empenho no próximo ano.
 
“Pelas informações que recebo, as finanças não estão boas e, por isso, é preciso evitar despesas. Daí o pedido para que o estado reduza a contrapartida do município em todos estes projetos”, reafirma Falchetti. Hoje, o prefeito eleito  reúne-se com a diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na pauta: a agilização dos convênios à alimentação das escolas e creches do município.
 
Alternativa à SC-438
Outro assunto discutido no encontro de ontem, entre o prefeito eleito de Tubarão, Olavio Falchetti, e o vice-governador, Eduardo Moreira, foi a continuidade da avenida Tancredo Neves, uma rodovia alternativa à SC-438, que ligará a BR-101 ao bairro São Martinho. Pelo projeto, elaborado pela Sinaliza, de Florianópolis, serão 3,9 quilômetros de pista dupla, com ciclovia e canteiro central de seis metros, por onde passarão as tubulações de água e iluminação. “O pedido é para que o governo catarinense possa começar a execução do projeto, com o aterramento dos locais já foram doados. Se houver esse início, iremos iniciar a conversa com os proprietários dos outros terrenos, uma área de cerca de 400 metros, para negociar a desapropriação”, antecipa Falchetti.