Obra da PCH 3 deve iniciar em até 90 dias

Armazém

A empresa Sempre Verde, de Imbituba, deverá apresentar em breve um projeto de monitoramento ambiental, com os laudos setoriais, para a implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) 3, na localidade de Volta Grande, entre os municípios de São Martinho e São Bonifácio. A empresa também preparará o projeto de implantação de uma linha de transmissão de 13 quilômetros, entre Armazém e São Martinho, além de projetos de licenciamento ambiental para as duas PCH implantadas em 1994 e em 1998.

A PCH 3 e a nova linha de transmissão serão feitas pela Cooperativa de Eletrificação Rural de Armazém (Cooperzém). O presidente da cooperativa, Gabriel Bianchet, espera iniciar as obras, já licenciadas, em 90 dias. A pequena central terá capacidade de geração de 3,3 megawatts de energia. Com as duas PCHs já implantadas, a Cooperzém terá capacidade de fornecer energia aos seis mil associados sem a necessidade de comprar o produto do Operador Nacional do Sistema.

Atualmente, a Cooperzém garante o abastecimento das populações de São Martinho, São Bonifácio e de Armazém. A PCH 3 ficará no Rio Capivari, distante 37 quilômetros de Armazém, e contará com um investimento que variará entre R$ 12 milhões e R$ 14 milhões.