Não há mais vagas para este ano

CEIs funcionam de segunda a sexta-feira em período integral, o que facilita para os pais que precisam trabalhar. Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul
CEIs funcionam de segunda a sexta-feira em período integral, o que facilita para os pais que precisam trabalhar. Foto: Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

Eduardo Zabot
Tubarão

Apesar de existirem 28 centros de educação infantil (CEIs) em Tubarão, existem muitos pais que não conseguem vagas para os filhos. É o caso da professora Paula Martinelli Caetano, que desde o começo do ano tenta matricular o filho em uma creche, mas não consegue.

“Eu fui procurar uma vaga para o CEI José Santos Nunes, porque moro no Centro, mas quando estive na secretaria de educação me falaram que há 600 crianças na fila de espera”, declara.
Como a informação vem direto da secretaria, a presidenta da Fundação de Educação, Lucia Helena Fernandes de Souza, fez um pedido de levantamento para saber o número exato de crianças que esperam vaga nos CEIs.
“A primeira impressão que tenho é que 600 crianças é um número muito alto, por isso pedi esse levantamento, para iniciar um planejamento para próximo ano”, afirma.

Muitos pais colocam os nomes dos filhos em várias creches, o que soma no relatório final. Mas isso não significa que são tantas crianças esperando vaga. Segundo Lucia, a fundação não teve como ampliar a quantidade de vagas neste ano porque precisou dar prioridade às obras que estavam em andamento.
“Como é início de gestão e governo novo, nós trabalhamos com o orçamento do ano passado, mas estamos planejamento e buscando recursos no governo federal para atender todas as demandas”, garante.
De acordo com a secretária, há previsão de construir novos CEIs nos bairros Madre e São Martinho.