Município de Tubarão reduz perdas de água e se destaca na região Sul

Foto: Plantão Assessoria - Divulgação: Notisul Digital

Pela primeira vez em sete anos, o Brasil registra uma queda de 2,5% na quantidade de água tratada desperdiçada, revela estudo do Instituto Trata Brasil com base nos dados do SNIS de 2022. Apesar da melhoria, o país ainda enfrenta desafios para atingir os padrões aceitáveis de perdas de água estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Tubarão supera médias nacionais e regionais de perdas de água

Enquanto o Brasil apresenta uma média de perdas de 37,8% e a região Sul de 34,68%, acima do limite de 25% estabelecido pelo governo, Tubarão, em Santa Catarina, destaca-se com uma taxa de apenas 21% de perdas durante o processo de tratamento e distribuição de água.

Investimentos e gestão eficiente impulsionam resultados em Tubarão

Nos últimos cinco anos, mais de R$ 22 milhões foram investidos pela Tubarão Saneamento na expansão do sistema de abastecimento de água, incluindo a instalação de mais de 36 mil metros de redes. Esses esforços visam garantir uma distribuição mais eficiente e reduzir as perdas de água na região.

Monitoramento e prevenção de vazamentos são prioridades

A Tubarão Saneamento mantém uma equipe especializada para monitorar e detectar vazamentos precocemente, assegurando que o serviço de abastecimento de água não seja comprometido. Essa abordagem preventiva é crucial para mitigar o desperdício de água e beneficiar toda a comunidade.