Muitas licenças estão emperradas na Secretaria de Pesca

Laguna

A pesca industrial da tainha no Sul e Sudeste do país iniciou nesta quarta-feira. A modalidade já está autorizada, mas a expectativa dos pescadores está na liberação das licenças para suas embarcações, muitas ainda emperradas na Secretaria Nacional de Pesca.

A modalidade prossegue até 31 de julho, quando termina a temporada da tainha. Os barcos pesqueiros industriais estão autorizados a operar em uma distância superior a cinco milhas náuticas a partir da costa. 

Desde o dia 1º do mês passado, a pesca está liberada para embarcações não motorizadas e, do dia 15 de maio, para pescadores que utilizam rede de emalhe com anilhas.

A temporada já ficou marcada com grandes capturas na região, como uma de 42 toneladas na Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna, 15 toneladas na Praia de Itapirubá, em Imbituba, dez  toneladas em Campo Bom, em Jaguaruna, e oito  toneladas na Praia da Ibiraquera, em Imbituba. Este ano é considerado um dos melhores na história. Em Florianópolis, somente em abril, 15 toneladas do pescado foram capturadas.