Médico de Tubarão receberá homenagens da Alesc

Técnicas de tubaronense são reconhecidas mundialmente
Técnicas de tubaronense são reconhecidas mundialmente

Tubarão

Em sessão especial, a assembleia legislativa de Santa Catarina (Alesc) prestará homenagem, nesta quarta-feira, a dois médicos de renome internacional – o especialista em microcirurgia Dr. Jayme Augusto Bertelli, de Florianópolis, e o neurocirurgião Dr. Marcos Flávio Ghizoni, de Tubarão. Os “pais” da técnica cirúrgica de “transferência dos nervos”, conhecida como a cirurgia do plexo braquial, já transformaram a vida de inúmeros pacientes e suas pesquisas apresentadas em revistas científicas e congressos em todo o mundo.
 
O evento será realizado a partir das 19 horas, no Plenário deputado Osni Regis, na Alesc. A notícia da homenagem foi recebida com muito orgulho no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, onde Dr. Marcos Ghizoni atua desde 1979. Pacientes com lesões graves, de diversas regiões do país, têm vem ao HNSC para se submeterem à cirurgia que recupera o movimento dos braços e das mãos. Mais de 700 inserções do plexo braquial, inclusive pelo SUS, já foram realizadas pelos dois especialistas. 
 
A operação para tetraplégicos – outra grande descoberta de Dr. Ghizoni e Dr. Bertelli – também tem proporcionado resultados impressionantes. Se realizada no tempo certo (no máximo um ano após o acidente que levou o paciente à tetraplegia), a cirurgia pode recuperar parte do movimento das mãos. Desta forma, pequenas tarefas que antes pareciam impossíveis, como cobrir-se à noite e levar um biscoito à boca, podem ser executadas.