Marinha do Brasil identifica formação de ciclone subtropical que pode atingir Sul do país entre domingo e segunda

MAPA Marinha do Brasil Divulgação Notisul Digital

Uma depressão subtropical foi detectada pela Marinha do Brasil ao largo da costa do estado do Rio de Janeiro. Existe a previsão de que este sistema se intensifique e se transforme em um ciclone subtropical, movendo-se em direção ao Sul do país, atingindo a costa catarinense. Caso isso aconteça, o sistema será nomeado de Akará durante o final de semana. O último ciclone subtropical registrado pela Marinha foi o Yakecan, em maio de 2022.

Expectativas e possíveis impactos na região

O fenômeno climático deverá deslocar-se em direção ao Sul, alcançando a latitude de Santa Catarina entre domingo, dia 18, e segunda-feira, dia 19. Porém, seu centro permanecerá afastado em alto mar. Modelos meteorológicos indicam a possibilidade de o ciclone se aproximar das regiões entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul no início da próxima semana. No entanto, os impactos esperados estão relacionados principalmente aos ventos, que devem atingir moderada intensidade nas regiões costeiras, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.

Riscos e alertas

Nessas áreas, existe um risco localizado para ocorrências como destelhamentos de casas, galpões e postos de combustíveis, queda de galhos e árvores, além de danos na rede elétrica. As condições marítimas também serão afetadas, com risco para a navegação em alto mar, onde são esperadas ondas entre 4,0 m e 5,0 m de altura. Nas proximidades das regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis, as ondas podem atingir 2,0 m, com picos de até 2,5 m.

Importância do monitoramento e acompanhamento

A Defesa Civil estadual está monitorando o sistema e é fundamental acompanhar diariamente as atualizações das previsões, notas, avisos e alertas emitidos pela Secretaria de Defesa Civil (SDC), Epagri e pelos órgãos oficiais de Meteorologia e Oceanografia, como o Instituto Nacional de Meteorologia e a Marinha do Brasil.

Ciclones na região Sul do Brasil

Os ciclones extratropicais são comuns no Sul do Brasil ao longo de todo o ano, principalmente durante o Inverno. Por outro lado, a formação de ciclones subtropicais e tropicais é atípica na região, ocorrendo principalmente nos meses mais quentes do ano e com características estruturais diferentes.