Mantenha o ritmo dos estudos!

O estudos não podem parar, não é mesmo?! Com a paralisação de alguns professores, os alunos devem caprichar e continuar com os deveres, afinal, não é bom perder o ritmo. As dicas também servem para quem vai fazer o vestibular ou manter um bom desempenho nas escolas.

E atenção: mesmo com a greve dos professores, as aulas deverão ser repostas mais tarde. Ninguém deve ficar sem o conteúdo.
Para se manter na linha com os estudos, crie um cronograma de estudos. Não esqueça de nenhuma matéria. Tenha em mente que o estudo diário não deixa o desespero surgir nas vésperas de prova.

Também elabore um intervalo entre as horas de estudo. Depois de um tempo, o corpo fica cansado e não consegue aprender mais nada. Porém, não vá direto para a televisão, computador ou vídeogame! Isso irá provocar distrações desnecessárias e, para retomar o estudo, depois não será fácil!

Anotou as dicas? Não esqueça de cuidar da alimentação e ter uma boa noite de sono. Afinal, saco vazio não para em pé! Também não vale se encher de besteiras. O segredo é ter refeições balanceadas, com frutas, verduras e legumes no cardápio.

Como estudar
• 1)
Antes de mais nada, prepare um ambiente adequado para estudar.
• 2) Reúna o material necessário e planeje quantas páginas serão necessárias estudar neste dia.
• 3) Programe-se para realizar um intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo. É bom erguer as pernas, andar um pouco pelo quarto. Seu estudo irá render muito mais!
• 4) Faça um resumão! Use canetas coloridas, palavras-chaves, itens sublinhados. Abuse destes recursos.
• 5) Estes resumos dão uma mãozinha quando você quer fazer uma revisão.
• 6) Não esqueça: organize o tempo e estude mais as matérias que tem uma maior dificuldade.

Quartinho de estudo!
É bom preparar um ambiente para o estudo. Afinal, você ficará ali por algumas horinhas. Evite um local barulhento, dê preferência a espaços sem telefone, televisão, rádio. Computador com internet só se for para fazer pesquisas.
Se gosta de ouvir música durante o estudo, opte por ritmos mais leves e em volume baixinho.
O local de estudo deve ser bem iluminado. Uma luz fraquinha pode dar uma forte dor de cabeça! Mantenha o local ventilado.

Um bom soninho!
Nada melhor que uma boa noite de sono. Durma no mínimo oito horas por dia. Não fique estudando de madrugada. O cérebro precisa de um descanso para se recuperar. Conheça seu ritmo e limites!

Tire um tempinho para o lazer
Essa dica é boa para quem vai prestar vestibular este ano. Reserve um tempinho para relaxar e fazer as atividades que você gosta. Assista a um filminho, jogue um futebol, saia com os amigos. Não fique parado. Atividades físicas, como caminhadas, ajudam na circulação do sangue.