Lacen realiza treinamento sobre diagnóstico de hanseníase com técnicos de outros estados

Foto: Governo de SC - Divulgação: Notisul Digital

Entre os dias 25 e 26 de abril, o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), sediou um treinamento para implantação de diagnóstico de Hanseníase utilizando técnicas moleculares. Profissionais de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul participam dessa capacitação.

Parceria para capacitação nacional

  • A iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Coordenação Geral de Laboratórios (CGLAB) do Ministério da Saúde, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e a BS Diagnóstica.
  • O treinamento visa capacitar a Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (RNLSP) para o diagnóstico qualitativo da Hanseníase por meio da detecção do material genético da bactéria Mycobacterium leprae.

Contribuição para o enfrentamento da doença

  • A diretora do Lacen, Marlei Pickler Debiasi, ressalta a importância dessas novas metodologias laboratoriais no enfrentamento da Hanseníase no Brasil.
  • O objetivo é facilitar o diagnóstico precoce da doença, permitindo um início mais ágil do tratamento e contribuindo para reduzir sua incidência e impacto.

Referência em atendimento

  • Em Santa Catarina, o Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, é a unidade própria da SES especializada no atendimento de pacientes diagnosticados com Hanseníase.
  • A doença, que apresenta sinais dermatoneurológicos, pode levar a incapacidades físicas e deformidades se não tratada adequadamente.