Joinville: Vereador causa polêmica com projeto antidrogas para jovens e adolescentes

Joinville

O vereador de Joinville Fernando Krelling irá protocolar um Projeto de Lei voltado exclusivamente à prevenção contra as drogas de adolescentes e jovens da cidsde. O Projeto vem sendo chamado de Toque de Acolher.

Até aí tudo bem. Mas o que está divindo opiniões é que o projeto proíbe o trânsito e permanência de menores de 14 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis em ruas ou bares, lanchonetes, danceterias, boates e afins ou em outros locais com frequência coletiva, das 23h às 5h.

“Tivemos uma preocupação com o avanço da insegurança pública. Durante os quatro anos à frente da extinta Felej, atualmente Sesporte, observamos com os trabalhos realizados com crianças em vulnerabilidade social, que uma pessoa não entra para o crime com 25, 30 anos, elas entram adolescentes, jovens, com 11, 12 anos no contato com drogas e o tráfico. A intenção é diminuir a quantidade de crianças que possam se aproximar ao crime muito cedo. É um projeto de prevenção aos jovens”, destacou Krelling.

A intenção é criar uma comissão composta por pelo menos um membro de instituições, tais como: Conselho Tutelar, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal para que façam rondas diárias durante o horário e se caso encontrar algum jovem no horário mencionado, eles possam ser transportados por uma equipe de proteção à criança e ao adolescente e conduzidos a uma sede do Conselho Tutelar. Em caso de reincidência, os pais ou responsáveis serão intimados a prestar esclarecimentos à autoridades judiciárias.

Cidades de 15 Estados brasileiros adotaram o toque de recolher para menores de 18 anos. Nestes municípios, menores de idade não podem ficar nas ruas após às 23 horas. Uma pesquisa mostrou que nestas regiões a criminalidade juvenil foi reduzida.