Joares é eleito por aclamação

Os prefeitos de Tubarão e São Ludgero entraram em acordo por entenderem que uma disputa não seria muito boa para ninguém.

Priscila Loch
Tubarão

Eleito presidente da Amurel para este ano primeiro ano de mandato – até fevereiro de 2018 – o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), já listou os primeiros assuntos que pretende tratar em conjunto com os 17 demais prefeitos da região. Logo que o seu nome foi confirmado por aclamação, na manhã de ontem, sugeriu que a próxima reunião seja agenda para logo depois do Carnaval, alertou para um problema a ser enfrentado em breve, a não prorrogação do prazo para elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos, e pediu que todos apresentem, na oportunidade, levantamento sobre a inadimplência do IPVA em seus municípios. Em Tubarão, cerca de um terço da frota não está com os documentos em dia.

“Na campanha, esse assunto (de presidir a Amurel) veio à tona e me coloquei à disposição. Temos consciência do tamanho do desafio pelos próximos quatro anos e precisamos nos unir, fazer esse enfrentamento coletivamente, trocar experiências, fazer encaminhamentos comuns. Gosto muito do associativismo. Sempre defendi essa forma de encaminhar os problemas. Quero participar ativamente dessa entidade”, declarou Joares.

Volnei Weber (PMDB), prefeito de São Ludgero, também havia colocado o nome à disposição para a presidência e mudou ideia na véspera, após conversa com Joares, que se lembrou da tradição da Amurel ser comandada pelo prefeito do município-sede no primeiro ano de cada gestão. Volnei ficou como vice-presidente e Beto Kuerten Marcelino (PSD), prefeito de Braço do Norte, como 2º vice-presidente.

“Não apenas o fato de ter sido reeleito me credencia, como por ser uma das melhores gestões da região, do estado, do país. Acreditei que poderia ser o presidente no primeiro ano, pela experiência. Afinal, nossa cidade está com o trem no trilho, com as contas em dia”, destacou Volnei.

Os eleitos – fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018
Conselho de Administração
• Presidência: Tubarão (Joares Ponticelli – PP)
• 1ª vice-presidência: São Ludgero (Volnei Weber – PMDB)
• 2ª vice-presidência: Braço do Norte (Roberto Kuerten Marcelino – PSD)

Conselho Fiscal
• Titulares: Imbituba (Rosenvaldo Júnior – PT); Pescaria Brava (Deyvisonn da Silva de Souza – PMDB); Rio Fortuna (Lindomar Ballmann – PSD)
• Suplentes: Capivari de Baixo (Nivaldo de Sousa – PSD); São Martinho (Robson Jean Back – PMDB); Armazém (José Arent – PP)
• Representação junto à Fecam: Todos os demais municípios