Jair Bolsonaro cresce 4 pontos percentuais e aumenta distância sobre o segundo colocado, Fernando Haddad, que fica estável

São Paulo (SP)

Em nova pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência entre os dias 29 e 30 de setembro sob encomenda da TV Globo e do Jornal O Estado de São Paulo, o candidato Jair Bolsonaro, do PSL, que tinha 27% no levantamento realizado a pedido da CNI, tem agora 31% das intenções de voto, enquanto o petista Fernando Haddad mantém os 21% aferidos na semana passada.

Com o crescimento de Bolsonaro, a diferença entre ele e Haddad passa de seis pontos percentuais (p.p.) para 10 p.p. Em outro patamar, Ciro Gomes (PDT), oscila de 12% para 11%; o peessedebista Geraldo Alckmin mantém os 8% de menções; Marina Silva (Rede) vai de 6% para 4% e João Amoêdo (Novo) mantém os 3% aferidos na rodada passada.

Os demais candidatos (Alvaro Dias, do Podemos, Henrique Meirelles, do MDB, Guilherme Boulos, do Psol, Vera, do PSTU, Eymael, da DC e Cabo Daciolo, do Patriotas) têm até 2% das intenções de voto, com exceção de João Goulart Filho (PPL), que estava presente no disco que é apresentado aos entrevistados com os nomes dos postulantes ao cargo, mas não foi citado.

Eleitores brasileiros com a intenção de votar em branco ou de anular o voto são 12% e os que não sabem ou não respondem, 5% (eram 11% e 7%, respectivamente).