Intercâmbio entre escolas

Valorizar a cultura, as tradições e as origens é importante para qualquer sociedade, não é verdade? Na Escola Vitório Marcon, na comunidade de Ilhotinha, em Capivari de Baixo, é uma missão. Os professores e a direção programaram diversas atividades para este ano letivo. Uma delas é com o apoio do departamento de cultura da prefeitura, um intercâmbio cultural.

Tudo começou com uma proposta da Fundação de Cultura de Criciúma. Integrantes que desejam conhecer a Ilhotinha entraram em contato com a prefeitura e a escola. A cultura local é muito rica, principalmente a africana. Um grupo cultural da escola organizou um roteiro para recepcionar bem os estudantes criciumenses, que chegam no próximo dia 6. Entras as atividades, estão: assistir ao documentário “Meu olhar, meu lugar”, visita ao engenho centenário, dentre outras.

Mais tarde, um grupo de 30 alunos e professores irá para Criciúma, conhecer as atividades desenvolvidas pela fundação. Com certeza, todos irão ganhar muito com isso.
De acordo com o diretor do departamento de cultura da prefeitura, José Carlos Mendes, Ilhotinha está para conseguir no Ministério Público Federal o reconhecimento como comunidade remanescente do Quilombo de palmares.

Café da interação

No próximo dia 20, os pais dos alunos da Escola Vitório Marcon, em Capivari de Baixo, já têm um compromisso: um café gostoso com os professores. Além de se deliciar com quitutes típicos da comunidade de Ilhotinha, também poderão se informar como está o progresso dos filhos. Afinal, pai tem que participar! Cada pai e professor levará uma guloseima caseira: melado, pão caseiro, dentre outros.

Projeto Sesc na escola

Gosta de música? Os alunos da Escola Vitório Marcon, em Capivari de Baixo, adoram. Graças a um projeto desenvolvido pelo Sesc, os alunos têm oficinas de instrumento musical. Na última terça-feira, aprenderam mais sobre o contrabaixo. Hoje, a aula será percussão.