Instituto do Meio Ambiente e Espaço Silvestre soltam bugios-ruivo em Florianópolis

FOTOS: Divulgação / Marco Favero / Governo do Estado de SC

“É um momento muito importante para o IMA. Durante todo o tempo em que os animais estiveram em reabilitação no Cetras, que foram longos quatro anos, o objetivo sempre foi viabilizar a soltura, e graças a parceria do IMA com o Instituto Espaço Silvestres e o Projeto Silvestres SC, esse momento chegou e nos emociona muito, pensar que o bugio fará novamente parte da nossa fauna e poderá viver livremente na natureza, é muito gratificante”, comentou a diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Cataneo Maestri.

A soltura foi de três indivíduos adultos: Sem Cauda, Ranhento e Ruivo. São dois espécimes machos e uma fêmea. Na segunda-feira, dia 15, outros três bugios foram enviados para o ambiente de adaptação. A diretora do Silvestres SC, Vanessa Tavares Kanaan, conta que outras cinco solturas de bugios-ruivo já estão previstas ainda para este primeiro semestre de 2024.

Antes de voltar à floresta, na reabilitação, o trio passou por dezenas de exames clínicos e veterinários e onde aprenderam habilidades comportamentais importantes para sobreviver na natureza. Além disso, os macacos foram vacinados contra a febre amarela, doença letal para os bugios. Na reta final da preparação, passaram cerca de um mês num ambiente de aclimatação, para a adaptação à floresta.