Igreja Santo Antônio de Pádua, em Tubarão, prepara XXVI Cerco de Jericó para 30 mil pessoas

Inspirado no Capítulo 6, do Livro Bíblico de Josué, começa no sábado, dia 20 de janeiro, e segue até o dia 27, o Cerco de Jericó, uma campanha de sete dias de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. O evento ocorre na Igreja Santo Antônio de Pádua, no bairro Santo Antônio de Pádua, em Tubarão. Esta é a XXVI edição. São esperadas mais de 30 mil pessoas durante a Festa religiosa.

As celebrações ocorrem nos dias 20 e 27 às 19 horas e nos dias 21, 22, 23, 24, 25 e 26 às 19h30 horas. O Bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin, fará a celebração de abertura do Cerco de Jericó, no dia 20, às 19h. O espaço em torno da Igreja Santo Antônio de Pádua é ampliado com tendas, barracas e espaços para oração e convivência dos fiéis.

O Cerco de Jericó faz referência ao texto sagrado que conta que quando o povo de Israel chegou a Terra Prometida se deparou com as imensas e grandiosas muralhas de Jericó. A fortificação os impedia de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou o povo de Israel a orar durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó. Josué e os israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia, durante a sétima volta, as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória. No sétimo dia de orações, as muralhas ruíram.

Atualmente, os fiéis se colocam diante da presença de Jesus na Eucaristia e, depositando seus pedidos e preces, clamam para que as muralhas que os impedem de viver uma vida santa e feliz possam ser derrubadas. O evento é um costume que surgiu em 1979 na Polônia, com o Papa João Paulo II rezando o Rosário com o Santíssimo Sacramento.

Confira a Programação da XXVI edição:

20 a 27 de Janeiro

20/01 – Sábado – 19h00 – Dom Adislon Pedro Busin – Bispo da Diocese de Tubarão
21/01 – Domingo – 19h30 – Pe. Israel Maia – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Forquilhinha – SC
22/01 – Segunda – 19h30 – *Pe. Willian de Jesus – Reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima – Tubarão – SC
23/01 – Terça – 19h30 – Pe. Fernando Cargnin – Paróquia São Joaquim – São Joaquim – SC
24/01 – Quarta – 19h30 – Pe. Avelino de Souza – Paróquia São João Batista – Imaruí – SC
25/01 – Quinta – 19h30 – Pe. Sérgio Jeremias – Paróquia São José Operário – Tubarão – SC

FOTOS: Divulgação Cerco de Jericó. Igreja Santo Antônio de Pádua, Tubarão

26/01 – Sexta – 19h30 – Pe. Ricardo Rezende – Comunidade Canção Nova – Cachoeira Paulista – SP
27/01 – Sábado – 19h00 – Pe. Ozeias Vieira – Paróquia São José Operário – Torres – RS

Passam pela Igreja, durante o período de orações, cerca de 25 mil a 30 mil pessoas nos 8 de evento. A Igreja será aberta na noite do dia 20 com a missa de abertura e só será fechada no dia 27 depois da queda das muralhas. São quase 168 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Muitos visualizam na cerimônia do Cerco de Jericó uma oportunidade de as pessoas curarem feridas antigas, traumas, medos e, assim, alcançar a salvação de suas almas. No caso daqueles que já desenvolvem a fé dentro da comunidade, este é um período propício para fomentar ainda mais o crescimento espiritual.