Governador Raimundo Colombo transmite o cargo a Pinho Moreira nesta sexta-feira

O Governador Raimundo Colombo (PSD) transmite o cargo para o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB) nesta sexta-feira (16) depois de sete anos à frente do governo do Estado de Santa Catarina.

 O pessedista vai se licenciar do cargo para fazer um curso na Espanha e depois renunciará para concorrer ao Senado nas eleições de outubro. Pinho Moreira assumirá oficialmente o governo nos próximos dez meses.

A cerimônia de posse de Pinho Moreira está prevista para iniciar às 15h, em Florianópolis. Em dezembro, Colombo havia informado que em janeiro começaria a transição do governo.

Junto com Pinho Moreira um novo colegiado assume outras pastas do Estado. Algumas das mudanças em secretarias estratégicas já haviam sido anunciadas nos últimos dias.

Alto escalão das secretarias

O professor Alceu de Oliveira Pinto Júnior vai assumir o cargo de secretário de Segurança Pública de Santa Catarina no lugar de César Grubba.

O secretário-adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, irá para a pasta no lugar de Ada Faraco de Luca (PMDB). Acélio Casagrande já assumiu o cargo de secretário de Estado da Saúde em janeiro.

Experiência na área

Médico, Pinho Moreira tem 68 anos, é natural de Laguna e entrou para a política em 1987. Em 2003, ele tomou posse pela primeira vez como vice-governador em uma chapa com Luiz Henrique da Silveira, e em 2006 assumiu como governador, quando Silveira deixou o cargo para se candidatar à reeleição. Em 2010, foi reeleito vice-governador, desta vez junto com Raimundo Colombo, e em 2014 os dois foram reeleitos.