Giro por SC: Duas pessoas ficam feridas ao tentarem desencalhar baleia por conta própria

Barra Velha

Duas pessoas ficaram feridas ao tentar desencalhar uma baleia da espécie jubarte em Barra Velha, no Litoral Norte catarinense, na segunda-feira (16).

De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a dupla fazia parte de um grupo de cerca de 20 pessoas da comunidade que tentava desencalhar a baleia por conta própria e não seguiu o procedimento que estava sendo realizado pela equipe do projeto.

Um dos feridos teve um corte na cabeça, causado por uma das nadadeiras da baleia. O outro foi atingido na perna pela cauda do animal.

“Reforçamos que não participamos desta tentativa realizada pela comunidade, por entendermos que esta ação causa um alto nível de estresse no animal, podendo levá-lo a óbito. Outra questão que deve ser ressaltada é a segurança das pessoas. Este é um animal selvagem e muito pesado. Uma atitude equivocada pode causar grandes danos”, informou, por nota, o projeto de monitoramento de praias.

“É importante que a população respeite o cordão de isolamento e colabore com os direcionamentos da equipe”, reforça o órgão.

Segundo o PMP-BS, o animal tem pequenas lesões superficiais e pode estar doente. A baleia, que encalhou no fim da manhã de segunda, tem cerca de 8 metros e 20 toneladas.