Formação de ciclone traz mais chuvas a Santa Catarina

Foto: Pixabay - Divulgação: Notisul Digital

A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para o avanço de uma frente fria nesta semana, que deve causar aumento nas pancadas de chuva e temporais no estado. A partir de terça-feira (25), a instabilidade diminui, mas o tempo permanece nublado em praticamente todas as regiões.

Frente fria provoca chuvas na divisa com Paraná

Na manhã de terça-feira, a probabilidade de chuva é maior nas áreas próximas à divisa com o Paraná, devido ao deslocamento da frente fria que se afasta de Santa Catarina. A partir da tarde, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica traz novas instabilidades:

  • Condições para pancadas de chuva e temporais isolados
  • Chuva pontualmente intensa em algumas áreas

Agitação marítima e ondas de até três metros

Com a formação do ciclone, a agitação marítima aumenta significativamente, deixando o mar agitado em toda a costa catarinense. As ondas podem alcançar até três metros de altura, com direção leste/sudeste.

  • Ondas de 2,0m a 2,5m
  • Picos de até 3,0m

Instabilidades continuam na quarta-feira

Na quarta-feira (26), a formação de um ciclone entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina mantém as instabilidades no estado, provocando pancadas de chuva e temporais em todas as regiões. As áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul devem receber a chuva mais intensa.