Ex-reitor da Ufsc pode dar nome à comenda

O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que morreu no último dia 2, pode dar nome à Comenda Municipal do Mérito em Educação, em Tubarão. O projeto de Lei Ordinária deu entrada na Câmara de Vereadores no dia 9, e agora aguarda o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, cujo prazo termina nesta segunda-feira.

Pela proposta, a Comenda Municipal do Mérito em Educação Professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo será concedida anualmente ao profissional da educação ou instituição de ensino que tenha prestado trabalho de destaque.

A escolha será feita por uma comissão, composta pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação e Cultura, um representante indicado pelo poder Legislativo, outro pela Unisul e mais um pela Gerência Regional da Educação. O diretor-presidente da Fundação será também o presidente da comissão.

A entrega da comenda ocorrerá na semana de 15 de outubro de cada ano, data em que se comemora o Dia do Professor. O projeto é de autoria do vereador Douglas Martins Antunes (PMDB).
Afastado do cargo, Cancellier cometeu suicídio no último dia 2, no vão central de um shopping, no centro de Florianópolis. Nascido em Tubarão, ele e outras seis pessoas chegaram a ser presos no mês passado durante a Operação Ouvidos Moucos, da Polícia Federal, que apura desvio de recursos em cursos de Educação a Distância (EaD) na UFSC.

O reitor afastado do cargo era suspeito de ter tentado interferir nas investigações internas feitas pelo corregedor-geral, Rodolfo Hickel do Prado. Assim que a notícia se espalhou, diversas entidades emitiram nota de pesar, muitas delas relacionando o suicídio à forma como o processo foi conduzido.