Estudantes aprendem mais sobre o município

O aniversário de Capivari de Baixo foi um assunto bastante trabalhado nas salas de aulas de município nas últimas semanas. Não é por menos! São 19 anos de história, completados ontem. Na Pequeno Polegar, mesmo com a reforma que ocorre na escola, os alunos comemoraram a data. Os estudantes criaram redações, estudaram a história da cidade e da administração pública.

No pré-escolar, aprenderam o significado das cores da bandeira e até pintaram ilustrações. Já na 1ª série desenvolveram um caderninho com os nomes e desenhos dos ex-prefeitos, com o hino municipal, entre outras informações. No 3º ano, os alunos fizeram a leitura do Notisul e resumiram as notícias publicadas sobre Capivari.

A pequena Débora Machado, 5 anos, do pré-escolar, já sabe quais são as cores da bandeira. “Amarelo e azul”, repete a pequena, bem animada. E a diretora Natália de Oliveira Mendes está muito orgulhosa com o desempenho da turma. “Eles aprendem rápido o conteúdo e fazem tudo com muito capricho”, comemora.

Por que estudar a história?
Alguns alunos não dão tanta importância às aulas de história. Muitos podem pensar: ‘o que queremos saber com a história de nossos avós?’. Mas não é bem assim. Esta matéria é importante para compreendermos a nossa realidade. Afinal, nada na nossa sociedade surgiu por acaso. É importante para refletirmos. Por que somos uma democracia? Por que o Brasil tem esse tamanho? A história da nossa cidade é igualmente importante para entendermos questões sobre economia e planejar o futuro.

Notisul na sala de aula

A escola Pequeno Polegar tem aproveitado muito bem o projeto Notisul Escola. Todos os dias, os alunos do 5º ano fazem a leitura do jornal. Eles possuem um “Cantinho da Leitura” onde têm acesso à edição do dia. E não é apenas na disciplina de português que este recurso é utilizado. Na disciplina de matemática, até os anúncios são utilizados. Os estudantes usam os preços dos produtos para resolver problemas e equações matemáticas. Isso sem mencionar as matérias de economia.

E as outras séries não ficam fora. Todos têm o direito de ler o jornal e pegá-lo no Cantinho da Leitura. E os professores também aproveitam para trabalhar os artigos. Nada do jornal é desperdiçado. No pré-escolar e na 1ª série, as edições mais velhas são aproveitadas para fazer recortes e “obras de arte”. Os títulos das matérias e as manchetes são usados na alfabetização.

Você também pode sugerir matérias para o Notisul Escola! Escreva para o e-mail notisulescola@notisul.com.br. As escolas participantes em Capivari de Baixo são: Vitório Marcon, Pequeno Polegar e Santo André.

Fique ligado! Acesse:
• Orkut do Notisul  • Comunidade do Notisul Escola • Twitter @jornalnotisul