Escolas montam o ‘arraiar’

“O balão vai subindo, vem caindo a garoa. O céu é tão lindo e a noite é tão boa. São João, São João”… Junho é mês de maçã do amor, pinhão, pé-de-moleque, paçoca e outros quitutes juninos. Sua escola vai fazer uma festinha?

Em Tubarão, já está marcado o ‘arraiar’ do Colégio Dehon, que será realizado no próximo dia 18, às 21 horas, uma sexta-feira. A festa será solidária e arrecadará recursos para a Combemtu, o Lar da Menina e a Apae. Será animada pela dupla Victor e Gabriel.

Na Escola Jovem, a festa não será junina, e sim julina: no dia 15.
As festas juninas já estão no Brasil desde a época da colonização, foram trazidas pelos portugueses. A origem é francesa e é por isso que temos a quadrilha. Como bem sabemos, cada região tem uma festa diferente. No nosso estado, tem fartura de pinhão.

Símbolos juninos
Fogueira – Este símbolo representa a proteção contra os maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. Também é vista como um sinal de agradecimento aos santos.
Quadrilha – A dança tem origem na França e se popularizou no Brasil.
Bandeirinhas – No início das comemorações da festa junina, os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas. Hoje, vemos apenas cores.
Fogos de artifício – Originários da China, eram uma forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas.
Comidas típicas – Representam a fartura nas colheitas, principalmente do milho.

Brincadeiras de festa junina
•Tiro ao alvo;
•Pescaria;
• Boca do palhaço;
• Valeta;
• Argola.

3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil: Inscrições abertas

Você gosta da história? Estão abertas as inscrições para a 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. O evento é patrocinado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de agosto, pelo site www.mc.unicamp.br.

Quem pode participar? Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e todos do ensino médio. A equipe deve ser composta por três estudantes e é obrigatória a participação de um professor de história. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 para escolas públicas e R$ 40,00 para particulares.
Serão premiadas, com medalhas e certificados, escolas, alunos e professores. As escolares receberão livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.

A olimpíada terá seis etapas: cinco online e uma presencial. A primeira fase inicia no dia 15 de agosto e a presencial nos dias 15 e 16 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas. O Museu pagará os custos da viagem de uma equipe de cada estado.

Crianças estão mais fracas do que a geração anterior

Você já se exercitou hoje? Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostra que as crianças estão mais sedentárias e fracas. O estudo comparou o desempenho de crianças em algumas atividades em 1998 e 2008. Todas fizeram exercícios de barra e abdominais. Resultado: os menores de 1998 tiveram um desempenho melhor. Então, de vez em quando largue o vídeogame e vá brincar com os colegas no pátio.